Você tem um celular Android? Facebook pode estar registrando suas chamadas e SMS

Por Metro Internacional

Facebook está no olho do furacão. Por enquanto, não sabemos se algum dia poderá recuperar a confiança de seus usuários. Nem quantas pessoas deixarão de usar a rede social após tudo isso.

Muitos estão fechando suas contas (inclusive empresas como a Tesla e a SpaceX), todos estão preocupados com sua privacidade. E não é por menos, considerando o vazamento de dados de 50 milhões de usuários, que embora não tenham sido coletados ilegalmente (pelo menos não pelo Facebook), a rede social perdeu a confiança. Uma "lacuna de confiança", segundo o próprio Mark Zuckerberg.

Leia também:
6 medidas para proteger seu Facebook de ‘bisbilhoteiros’
Firefox suspende anúncios no Facebook; entenda
SpaceX e Tesla deixam de ter páginas no Facebook

Facebook coleta seu registro de chamadas e sms no Android

Na verdade, o aplicativo do Facebook pede permissão para acessar seu registro de chamadas. Isso deve ter aparecido no dia em que você o instalou. Não lembra? Porque quase ninguém lê essas permissões e aceita sem mais delongas.

Dylan McKay, por exemplo, disse no Twitter que acessou seus dados da rede social (no menu, em Configurações você também pode acessar) e levou várias surpresas:

– Seu histórico de chamadas bem detalhado

– A sua agenda telefônica, até os contatos que você já apagou do seu telefone

– Metadados de todos os seus SMS enviados e recebidos; isso através do aplicativo nativo do celular, não do Messenger

– Metadados das informações das suas chamadas; como hora, data e duração

– E claro; O Facebook não roubou esses dados. Eles não os coletaram sem a sua permissão. Como mencionamos acima, eles pediram e você deu a eles. Este escândalo traz à nossa atenção o grave problema que podemos obter ao aceitar termos e condições virtualmente cegos.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo