O artista italiano Sandro Botticelli (1445-1510), um dos ícones do Renascimento, pode ter escondido detalhes anatômicos da vida em sua famosa pintura «O Nascimento de Vênus».
A constatação foi publicada na revista «Acta Biomedica» nesta sexta-feira (23), pelo cirurgião italiano Davide Lazzeri.
O manto sustentado pela deusa da primavera Flora, na verdade, oculta o desenho de um pulmão com a reprodução dos detalhes anatômicos e a mesma cor do órgão.
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Segundo a pesquisa, inspirada pela filosofia neoplatônica que circulava na corte do Médici, o símbolo representa o ciclo da vida gerado pelo sopro divino.
«É possível que haja mais uma simbologia relacionada com o pulmão. O órgão poderia relembrar a morte por tuberculose da jovem musa de Botticelli, a nobre florentina Simonetta Cattaneo Vespucci, que o inspirou para pintar o rosto de Venus», disse Lazzeri em entrevista à ANSA.
A obra «O Nascimento de Vênus» foi pintada por Botticelli em 1483, por encomenda de Lorenzo de Médici. Atualmente, a pintura está exposta na Galleria degli Uffizi, em Florença, na Itália.