Motor

Crianças ganham fama ao desenvolver técnica para o reaproveitamento de água de chuva em automóveis

Em busca se soluções para otimizar o consumo de água em veículos, engenheiros da Ford decidiram apostar na ideia de dois jovens irmãos alemães.

Durante uma viagem de carro com os pais, Daniel e Lara Krohn, de 11 e 9 anos, perceberam após uma chuva torrencial, que o vidro do veículo ficou ainda mais sujo quando o para-brisa foi acionado com o reservatório de água vazio.

Foi então que tiveram uma ideia: inventaram um recurso capaz de captar a água da chuva para reutilizá-la na lavagem do vidro.

Recomendados

“Não acreditamos que ninguém tivesse pensado nisso antes”, disse a pequena Lara, que ganhou o primeiro lugar em uma competição de ciências local com a criação.  “Para testar nossa ideia, usamos uma miniatura de Focus RS dentro de um aquário. Em seguida, adicionamos um sistema de filtragem para garantir que a água estivesse limpa. E funcionou muito bem!”

O que ninguém imaginava é que a história ganharia a atenção de grandes fabricantes.

Interessados na invenção, engenheiros da Ford se ofereceram para instalar um dispositivo de tamanho real em um carro de teste Ford S-MAX. Para coletar a água, tubos de borracha conectavam a parte inferior do para-brisa ao reservatório.

“A ideia de Daniel e Lara estava literalmente ‘na cara’ dos motoristas há décadas e foi preciso um momento de criatividade para que se concretizasse. Em menos de cinco minutos de chuva o reservatório do lavador fica completamente cheio”, disse Theo Geuecke, da Ford Europa.

Veja o vídeo:

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos