Estresse pode causar fios brancos em cães

Por Metro Internacional

Assim como os humanos, os cachorros também podem ter cabelos brancos quando passam por momentos estressantes. De acordo com a pesquisa da Universidade Northern Illinois, nos Estados Unidos, cães jovens, cujos proprietários os classificaram como ansiosos e impulsivos, são mais propensos a terem pelos grisalhos precocemente.

A pesquisadora Camille King e sua equipe visitaram parques, clínicas veterinárias e outros locais no Estado do Colorado entregando questionários aos tutores de 400 cães.

Os cachorros com pelos claros foram excluídos da pesquisa pela dificuldade de determinar se eles tinham um focinho acinzentado. Também retiraram os que não tinham entre um e quatro anos, já que esses cachorros adultos poderiam ter pelos brancos por causa da idade.

Para avaliar a impulsividade dos animalzinhos, os pesquisadores perguntaram aos tutores se os cães tinham o hábito de pular sobre as pessoas e se eles perdiam o foco com facilidade. Questionamento a sobre o fato de os cachorros apresentarem sinais de hiperatividade após exercícios também foi levado em conta.

Depois que os participantes responderam as 42 perguntas sobre o comportamento, idade e saúde de seus cães, os pesquisadores tiraram fotos de cada animal.

No final do processo, dois avaliadores, que nunca conheceram os pets, classificaram cada foto em uma escala de 0 a 3. O primeiro indicando que não havia pelos brancos no focinho, e o último sinalizando que essa parte estava muito embranquecida.

Os resultados mostraram que os cães  que apresentaram sinais de ansiedade mais altos, relatados pelo proprietário, mostraram uma maior extensão de pelos acinzentados no focinho do que os cachorros menos ansiosos.

Outra conclusão interessante da pesquisa foi que as fêmeas tendem a níveis mais elevados de fios brancos do que os cães do sexo masculino. Na conclusão da pesquisa é indicado que os pets que praticam atividades regularmente têm menos chances de adquirir esse sintoma.   

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo