Estilo de Vida

HPV: como identificar o Vírus do Papiloma Humano em homens

Embora os homens possam demorar anos para manifestar os sintomas da doença do vírus do papiloma humano (HPV), alguns sinais podem ser alertas de que ele já foi infectado.

Uma das características mais frequentes a ser observada é o aparecimento de pequenas bolinhas (verrugas) em seu pênis.

A presença de secreções «estranhas», que coçam, ou a textura da pele do membro com variações e manchas podem ser tanto indicativo de HPV quanto de câncer ou outra doença.

Recomendados

Todas as pessoas sexualmente ativas estão expostas ao Vírus do Papiloma Humano. No caso dos homens, as condições contagiosas não são diferentes das mulher e o contato direto com fluidos corporais de uma pessoa infectada é o suficiente para estar em risco de infecção.

Descubra como detectar o vírus seguindo estes passos:

1. A primeira indicação para detectar o papiloma humano em homens é o aparecimento de verrugas genitais. A Organização Mundial da Saúde afirma que este vírus é muito contagioso, até o ponto em que a infecção pode se manifestar pouco depois de ter iniciado a relação sexual. No entanto, a aparição de verrugas pode levar alguns meses enquanto o vírus amadurece dentro do organismo. De qualquer forma, a rapidez com que as primeiras evidências aparecem será determinada pelo genótipo do papiloma humano que se contraiu.

2. A detecção de verrugas genitais externas é fácil, geralmente essas manifestações do papiloma humano têm uma forma característica que evidencia o contágio. Contudo, o HPV é geralmente um vírus assintomático. Para detectar com precisão o vírus em homens é aconselhável visitar um urologista.

3. Como no caso das mulheres, os urologistas realizam uma citologia, o que permite determinar, através de uma amostra de células do corpo, se a pessoa está infectada com o papiloma humano e até mesmo com qual genótipo do vírus para determinar o tratamento ideal. A citologia masculina reduziu significativamente a incidência mundial de câncer do colo do útero e do pênis.

4. Embora na maioria dos casos este vírus seja eliminado pelo sistema imunológico antes da sua expansão para as células, é aconselhável fazer a citologia uma vez por ano para descartar qualquer infecção pelo papiloma humano.

5. Esperar o aparecimento de verrugas genitais para detectar o vírus do papiloma humano não é recomendado, uma vez que alguns genótipos tardam manifestar esse sintoma. Estudos já comprovaram a presença de HPV em homens dentro do órgão sexual, no ânus ou no colo do útero da mulher sem a presença externa de verrugas. Portanto, o controle médico é extremamente necessário para detectar a presença desse vírus no organismo.

6. A principal causa da infecção do papiloma humano em homens é a relação sexual, por esta razão, para prevenir a infecção por HPV, recomenda-se o uso de métodos contraceptivos, como preservativos masculinos e femininos, a única ferramenta efetiva para prevenir o contato com o vírus. No entanto, vale a pena mencionar que em alguns casos as verrugas da doença apareceram nas mãos e outras partes da pele.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos