Estilo de Vida

Android Go e Android One: o que exatamente são eles e qual é a diferença?

Justin Sullivan/Getty Images

Android é um dos mais utilizados sistemas operacionais móveis do mundo. Mas não tem uma única versão. Há o que todos nós conhecemos e usamos anos atrás, também conhecido como Stock. É o Android que tem na maioria dos smartphones no mercado.

ANÚNCIO

Mas ele não é o único. Também existem o Android One e Android Go, que têm especificações um pouco diferente, embora todos sejam baseados no Android Stock. O que os torna diferentes e o que poderia atendê-lo, especificamente?

Android One

Recomendados

Android One não é exatamente novo. Está em existência desde 2014. No entanto, há agora mais telefones que podem usá-lo. Em essência, é uma versão mais poderosa do que o Android «normal». Por que potente? Basicamente porque é pura. Com um, o Google não permite que eles modifiquem o sistema operacional, ao contrário do Stock que pode ser personalizado totalmente pelo fabricante de cada aparelho.

O sistema operacional permite, no entanto, que os fabricantes personalizem algumas aplicações essenciais como, por exemplo, a câmera, para tirar melhor proveito do hardware. Mesmo assim, a personalização permitida não vai muito mais longe. Isso faz com que a versão seja mais rápida e mais leve, que possa funcionar suavemente nos telefones com menos capacidade, mas também excepcionalmente naqueles com hardware poderoso. Além disto, o One assegura pelo menos dois anos de upgrades.

No caso de Moto X4, há uma versão com o sistema operacional Stock e outro com One. Se é o telefone celular que você escolheu para começar a testar, certifique-se de comprar o One.

Confira alguns dos modelos equipados com o Android One

Android Go

Go é o que você poderia chamar de «irmão mais novo». Sua novidade é que ele é ainda mais leve do que o One e destina-se mesmo para economizar recursos em telefones celulares que têm menos de 1GB de memória RAM. Ou seja, esta versão é destinada diretamente ao mercado low-end, o mais econômico.

Com o Go, telefones com menos recursos serão capazes de trabalhar mais suavemente do que com a versão Stock e até mesmo com o One. Na verdade, o Go permite que você gerencie melhor o uso de seu plano de dados, além de minimizar animações e reduzir o uso de RAM em segundo plano.

Go tem e continuará a adicionar aplicativos especiais que consomem menos recursos e não permitem qualquer tipo de personalização. Você não pode instalar também em telefones celulares com mais de 1GB de RAM. Em breve você será capaz de encontrar esta versão no Nokia 1.

Ícones no Android Go será um pouco diferentes do Android Stock

Atualizações

Por enquanto, os mecanismos de upgrades são claros. Android «normal» e o One serão atualizados diretamente pelo fabricante de seu telefone celular. Por outro lado, o Go será atualizado diretamente pelo Google.

Tags

Últimas Notícias