Estilo de Vida

Saiba como evitar a gravidez sem precisar tomar pílula

Não é mais comum encontrar famílias numerosas de sete ou mais filhos. As famílias modernas têm no máximo três filhos.

Para conseguir um freio na concepção, muitos casais têm se submetido a tratamentos contraceptivos químicos, embora também existam métodos naturais.

Tais métodos são baseados no estudo da ovulação e da observação para evitar a gravidez do casal. Um dos principais benefícios é que não há efeitos colaterais, embora sua margem de eficácia também seja menor.

Recomendados

Confira a seguir alguns métodos:

Coito interrompido

Um dos contraceptivos naturais mais comuns e antigos é o coito interrompido. Basicamente, consiste em remover o pênis da vagina antes da ejaculação, impedindo que o sêmen entre em contato com os óvulos. No entanto, sua eficácia não é garantida. Antes da ejaculação, o homem libera pequenas secreções carregadas com esperma suficiente para fertilizar um óvulo.

Tabelinha

Consiste na regulação dos dias mais e menos férteis através do estudo do ciclo menstrual das mulheres. É necessário acompanhar o ciclo menstrual por um período de 6 a 12 meses, que servirá para determinar o padrão individual de ovulação. Você toma o período mais curto, subtrai 18 dias e o resultado obtido será o primeiro dia de fertilidade. Para calcular o último dia, 11 dias devem ser subtraídos do período mais longo que foi identificado.

Método de temperatura basal

Consiste em medir os níveis de temperatura corporal das mulheres. É necessário manter um controle restrito, que também deve levar em conta os processos férteis, as horas de sono e o resto do corpo. O aumento da temperatura no corpo feminino vem da ação da progesterona, que entra em maior efeito durante o início do estágio pós-ovulatório infértil nas mulheres. A temperatura pode ser medida com um termômetro oral, retal ou vaginal.

Método de Bilings

Também encontramos o método dos balanços, que tem um fundamento absoluto relacionado à observação do muco vaginal. Durante os dias férteis, a mucosa é gerada em maior quantidade, além disso, ela muda sua textura e cor. Em dias não férteis, o muco tende a ser amarelado e escasso.

Estas são algumas opções naturais mais para evitar a gravidez, Mas lembre-se de que é sempre essencial entrar em contato com seu médico confiável antes de adotar um procedimento. Também é fundamental ter em mente que esses métodos não impedem a propagação de doenças sexualmente transmissíveis.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos