Estilo de Vida

Vontade de agradar o dono deixa os cachorros mais inteligentes

Além de ser o “melhor amigo do homem”, o cachorro é uma das espécies mais espertas do mundo animal. Com uma grande capacidade de aprendizado e assimilação, os pets conseguem repetir padrões e responder a comandos gerando reações desejadas por seus donos.

Segundo a veterinária especialista em comportamento canino Lívia Romeiro, duas características definem as raças mais inteligentes: a capacidade de concentração e a vontade de agradar. Quanto mais o animal quer ver seu dono feliz, mais estímulo ele tem para aprender rápido.

O ranking dos cães mais inteligentes tem raças de grande porte como Pastor Alemão, Labrador e Rottweiler. Esses cachorros possuem uma alta concentração e, por isso, são utilizados como animais de trabalho.

Recomendados

Mas o que não é tão esperado é que cães pequenos como o Poodle e Papillon façam parte dessa lista.

Confira as sete raças de cachorros mais inteligentes:

7- Border Colli

O Border Collie é mundialmente conhecido por ter uma grande capacidade de pastorear ovelhas. É uma raça com muita energia, inteligência e obediência. Um cão voltado para o trabalho, o Border Collie precisa de uma ocupação em boa parte do tempo. Eles são bem agitados, mas bastante dóceis.

Um animal da raça atuou no filme brasileiro Mato Sem Cachorro, no qual interpretou o cãozinho Guto, um Border que desmaia a cada emoção. “Os cachorros escolhidos para fazerem filmes geralmente são animais que podem ser facilmente motivados. Então aquele cão que quer muito uma comida, um brinquedo, é o mais fácil de responder ao seu comando”, disse Lívia Romeiro sobre os critérios de escolha de raças para atuação na televisão.

6 – Poodle

Com pelos que podem ser encaracolados ou cacheados, os Poodles são sensíveis e têm uma forte tendência a se apegar a uma pessoa. Lívia explica que eles têm uma vontade incessante de agradar. “Os Poodles são muito devotos aos seus donos e isso faz com que eles aprendam muito rápido”, disse.

A raça é considerada uma das mais inteligentes que existe. Eles têm sua origem na Alemanha e eram usados para caçar pássaros e também para resgates aquáticos. São cães que gostam de água, além de serem uma boa companhia para crianças.

Ao longo do tempo, os Poodles já foram responsáveis por várias tarefas, desde o pastoreio de ovelhas até o abastecimento de suprimentos a feridos nos campos de batalha.

5 – Papillon

Outro cãozinho de pequeno porte, o Papillon também está entre as sete raças mais inteligentes, segundo a veterinária. Assim como o Poodle, a motivação do Papillon é o agrado ao dono. Eles são os cachorros mais inteligentes de porte toy (bem pequeno).

A raça é engraçada, ativa e facilmente reconhecida por conta das orelhas peludas e caídas. Em retratos da realeza do século XVI é possível ver figuras parecidas com o Papillon.

Além de ser ativo e muito companheiro, eles são ótimos para serem treinados. “Tem cães que precisam de pouca repetição para aprender, os mais inteligentes ficam com uma média de 5 a 10 repetições, e então a eficiência em executar um atarefa é muita rápida, uma vez que ele aprende você dá o comando e em segundos ele acaba desempenhando”, explica Lívia.

A veterinária esclarece ainda que qualquer raça pode ser adestrada, a diferença é que os cachorros considerados mais inteligentes conseguem isso de forma mais rápida. “Todos os cachorros conseguem aprender os mesmos comandos da mesma forma, o que acontece é que a assimilação vai demorar um pouco mais pra acontecer. Se um Papillon aprende com cinco repetições, tem cães que vão precisar de 100 ”, disse.

4 – Pastor Alemão

De origem escocesa, o Pastor Alemão era muito utilizado para pastorear ovelhas, como o próprio nome indica. Quando a atividade de pastoreio deixou de ser tão comum, os animais da raça tiveram suas habilidades aproveitadas por outras funções e, hoje em dia, é um dos cachorros mais utilizados como cão de guarda e segurança.

Além de um alto nível de concentração, os pastores alemães são muito leais, duas características típicas de cães considerados inteligentes.

A raça foi padronizada por um oficial alemão de cavalaria chamado Max von Stephanitz. Max desenvolveu testes de proteção e obediência que ficaram conhecidos como Schutzhund. Hoje, essas técnicas são utilizadas no adestramento de cães.

A veterinária Lívia explica que esses testes são o que definem a capacidade de inteligência do cachorro. “Não existe diferença fisiológica, tudo é testado por comportamento. Quando o cão atinge um estado mais alto de maturidade são feitos testes comportamentais para ver quais têm mais predisposição para o aprendizado”, disse.

3 – Doberman

Os cachorros da raça Doberman Pinscher são considerados um dos mais inteligentes e suas características físicas fazem com que o animal seja conhecido como um cão de guerra. Usado em combates, uma das principais funções para qual se escolhe um Doberman é a de proteção.

Segundo Lívia, existe dois tipos de inteligências caninas: a instintiva e a que pode ser aprendida. “Em relação à inteligência tem aquela que eles aprendem com facilidade quando recebem determinado comando e tem a instintiva que é aquela que faz os animais resolverem os problemas usando o próprio instinto”, conta. Cães de trabalho, como o Doberman Pinscher, possuem a inteligência instintiva mais desenvolvida.

2 – Rottweiler

Com exemplares grandes e pesados, a raça Rottweiller tem características de força e coragem e, por isso, também são muito utilizados como cães de trabalho.

Apesar da aparência imponente que gera até mesmo medo em algumas pessoas, os rottweilers são cachorros gentis e amorosos com seus donos e conhecidos.

Na Roma Antiga, a raça era usada para pastorear ovelhas, puxar carroças e fazer a proteção dos lugares.

Para que não haja nenhum risco quanto a sua força e braveza, o mais seguro é que esses cachorros sejam treinados e socializados, algo facilitado por sua capacidade de aprender rápido.

1 – Labrador Retriever

O Labrador Retriever pode ser considerado um cachorro atleta por conta das mais variadas funções esportivas que realiza. A raça desempenha grandes papéis na natação, conseguindo percorrer longas distâncias na água.

Com pelo batido, patas grandes e uma cauda bem pesada, são um dos cachorros mais inteligentes do mundo.

Por conta de suas habilidades, os labradores são uma espécie ótima para caçar, fazer resgates aquáticos, trabalhos terapêuticos e treinamento de outros cães. Além disso, é a raça mais utilizada como cão guia no Brasil.

 

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos