Estilo de Vida

Mito ou verdade? Tudo o que você precisa saber sobre a asma

A asma é responsável por mais de 100 mil internações no Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com números do Ministério da Saúde. Apesar disso, muitos ainda são os mitos e verdades sobre a enfermidade, tradicionalmente caracterizada pela inflamação crônica das vias aéreas.

Ao todo, estima-se que cerca de 20 milhões de pessoas sofram com a asma no Brasil, já no mundo o problema atinge mais de 300 milhões de pessoas, segundo dados da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.

E como pouca gente entende, de fato, a doença, consultamos o pneumologista Oliver Nascimento para esclarecer o que é mito ou verdade e ajudar você a sair do sufoco.

Recomendados

Confira a seguir:

A famosa bombinha de asma vicia? Mito!
Os broncodilatadores aliviam a falta de ar momentaneamente quando inalados. Entretanto, é comum que os pacientes que não tratam a asma de forma contínua, precisem usar as bombinhas com frequência. O ideal é procurar um médico e seguir as orientações do profissional, evitando assim crises mais graves.

Asma em adultos pode estar relacionada à insônia? Verdade.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Pittsburgh, pacientes que têm problemas para dormir costumam ter mais crises de asma. E fique de olho. Os que sofrem de ambas as doenças, asma e insônia, têm mais chances de apresentarem quadros de depressão e ansiedade.

A genética do paciente pode favorecer o aparecimento de asma? Verdade.
A genética tem grande influência na asma e crianças de pais asmáticos possuem um risco maior de desenvolver a doença. Se um dos pais for asmático, o risco é de 25%. Agora, se os dois tiverem o problema, a probabilidade sobre para 50%.

O uso contínuo de medicamentos faz mal para o coração? Mito!
Os primeiros remédios broncodilatadores para a asma tinham como efeito colateral a aceleração do coração. Mas isso não acontece mais, especialmente depois que novas drogas foram desenvolvidas para tratar a doença.

Asma e bronquite crônica são a mesma coisa? Mito!
As duas doenças costumam ser muito confundidas por apresentarem sintomas parecidos. A diferença é que a asma se manifesta em crises reversíveis, enquanto a bronquite crônica se caracteriza pela ocorrência de tosse produtiva crônica, por mais de três meses no ano, durante pelo menos dois anos consecutivos.

Atividade física faz bem para pessoas asmáticas? Verdade.
Atividade física é fundamental para um estilo de vida saudável. A natação, por exemplo, ajuda no fortalecimento da musculatura respiratória. Já beber de dois a três litros de água por dia ajuda a fluidificar as secreções e facilita a sua eliminação.

Asma começa na infância e se cura na vida adulta? Mito!
A asma não tem cura, mas pode ser controlada a ponto dos seus portadores levarem uma vida normal.

Gripes e resfriados podem piorar os sintomas da asma? Verdade.
Proteja-se das infecções virais, como a gripe e o resfriado comum, pois eles podem desencadear sintomas da asma. Lavar as mãos com frequência e manter a carteira de vacinação em dia também pode ajudar no combate de infecções mais graves. A vacina contra a gripe é indicada para todas as pessoas asmáticas, independente da idade.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos