Estilo de Vida

5 informações pessoais que seu celular guarda e você não sabia

Graças aos metadados, seu celular pode conhecer muitas coisas sobre você. Sua rotina e diversos hábitos, por exemplo. Isso faz com que os gadgets sejam os diários pessoais do futuro.

Para resumir e simplificar: os metadados são os dados dos dados. E é por culpa deles que seu celular sabe tudo sobre você, geralmente com a ajuda de aplicativos.

A que horas você dorme e a que horas você acorda?

Recomendados

Agora, quase todos usam o alarme do celular para acordar ou lembrar-se de tarefas. E é por isso que seu celular sabe exatamente a que horas você acorda.

Não para por aí: ele também sabe a que horas você adormece e se você acorda à noite ou tem insônia. Quase todos têm o hábito de dar uma olhada no celular quando não conseguem dormir, ou logo ao acordar. E seu telefone sabe disso.

E é muito provável que essas informações sejam usadas para enviar publicidade.

Você costuma usar táxi?

Uber, Cabify, EasyTaxi etc. Todos esses aplicativos tornaram a vida mais fácil, mas também podem expor nossos hábitos. E, claro, graças a eles, seu celular sabe quando e em que horas você costuma usar táxi, para onde costuma ir e com que frequência. E por essa razão, também pode adivinhar se você não possui seu próprio carro.

Por que o aparelho gostaria de saber disso? Se você disse “mais publicidade”, acertou.

Quão rápido você anda?

Esta informação é obtida graças ao GPS: não sabe só onde você está, mas também conhece a rapidez com que você se move. Além disso, sabe eu endereço pessoal, seu endereço de trabalho e quais lugares você costuma ir.

Quão saudável você é? Você faz esporte? Está grávida? Quanto pesa?

Isso mesmo, ele também sabe isso graças a inúmeros aplicativos. Muitas pessoas que estão acostumadas a se exercitar possuem aplicativos que os ajudam nesta tarefa e acompanham suas rotinas.  O mesmo ocorre com as dietas: aplicativos anotam seu peso e quantas calorias você consome/gasta diariamente

E, no caso das mulheres, os diversos aplicativos que acompanham seu ciclo menstrual podem saber mais sobre você do que o seu parceiro(a).

Em teoria, seu celular não pode compartilhar essas informações com ninguém, mas em algumas ocasiões  ele as usa para mostrar publicidade do seu interesse.

Por isso é importante lembrar que cada aplicativo tem sua própria política de privacidade e você pode verificá-la para estar consciente do que anda compartilhando com o seu aparelho celular.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos