Estilo de Vida

A “reinvenção da roda”: como é o substituto quase indestrutível dos pneus criado pela Nasa

Após anos de pesquisas, engenheiros apresentam roda que encara qualquer terreno, formada de malha de aço; o ‘pneu superelástico’ promete ser o futuro das rodas.

Uma liga de titânio e níquel que possui memória.

Essa é a chave por trás do novo pneu que o Centro de Pesquisas Glenn, da agência espacial americana, a Nasa, revelou recentemente.

Os seus desenvolvedores estão tão certos da importância da inovação que a chamaram de "reinvenção da roda".

Recomendados

Mas por que ela é tão especial?

A realidade é que não há material novo nesta roda: ela é feita com uma liga de titânio e níquel que já é usada em outros objetos, como armações de óculos.

Mas ela tem sim um conceito inovador sobre o que um veículo precisa para se mover sobre rodas.

  1. A trágica morte do ‘Pirata de Culiacán’, youtuber de 17 anos que insultou nacrotraficante mexicano
  2. ‘Até meu namorado achou que fosse eu’, diz sósia holandesa de Xuxa, que desconhecia apresentadora até dias atrás

Desde meados da década passada, pesquisadores sob o comando do engenheiro Vivake Asnani estão trabalhando em uma roda de grande durabilidade para veículos usados em missões espaciais.

Depois de anos de testes, incluindo a recente visita de um carro-robô a Marte, eles apresentaram o Superelastic Tire, o pneu superelástico.

Com esta "nova" roda, o uso da borracha e de uma câmara de ar como nos pneus clássicos que conhecemos está definitivamente descartado.

Em compensação, a malha deste material é extremamente resistente, com uma importante capacidade de adaptação a diferentes terrenos e grande durabilidade.

"O resultado é um pneu que pode suportar uma deformação excessiva sem danos permanentes", disse o laboratório ao apresentar sua invenção.

Uma roda com ‘memória’

A principal característica do Superelastic Tire é a "memória de formato" desta malha metálica, que permite uma adaptação a qualquer tipo de terreno e um posterior retorno ao estado original.

Os testes mostraram que esta roda pode passar por cima de grandes rochas na estrada, ou em um terreno muito arenoso, sem perder a tração.

"Estas ligas com memória de formato são capazes de sofrer uma deformação reversível de até 10%", dizem os pesquisadores.

Outros materiais têm uma capacidade de deformação entre 0,3 e 0,5%

Além disso, o novo produto promete uma melhoria na capacidade de carga de um veículo e também torna o eixo das rodas mais leve – o que diminui o peso do automóvel e, portanto, possibilita maior economia de combustível.

E pode ser usada como?

Até agora, não há estimativa de quanto custa um pneu desse tipo, pois o protótipo requer adaptações aos veículos existentes.

Mas os pesquisadores consideram que a nova invenção é "uma alternativa viável" aos pneus usados já há mais de um século.

Além dos automóveis de passeio, os veículos que podem se beneficiar dessa tecnologia são:

• Veículos militares;

• Máquinas para construção;

• Veículos de transporte pesado;

• Máquinas agrícolas;

• Aeronaves com grande capacidade de carga.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos