Estilo de Vida

Conheça a bike que – literalmente – anda sobre a água

Andar de bike por aí tem ficado cada vez mais popular: alguns aproveitam o fim de semana, outros adotaram a bicicleta como meio de transporte. Com isso, têm surgido cada vez mais novos modelos e tipos de bike – a Manta5 Hydrofoiler XE-1 não é exceção, com a diferença de que ela permite ao usuário andar sobre a água.

Equipada com um hidrofólio (estrutura que permite sustentação sobre a água), a bicicleta tem um design inteligente que a permite boiar e avançar numa superfície líquida. O equipamento ainda conta com um motor elétrico de 400W, que funciona por cerca de uma hora sem precisar ser recarregado.

“A bicicleta usa dois hidrofólios de fibra de carbono para fazê-la boiar, mesmo com o peso do usuário”, explica Samaria Mason, da equipe do Manta5.

Recomendados

O hidrofólio é uma espécie de prancha angulada, com aparência e função similares às de asas de aviões. Quando a bicicleta está em movimento, a água passa rapidamente por cima e por baixo do hidrofólio, permitindo sua flutuação.

Sim, o processo é complexo. “Foi necessária uma equipe com especialistas em aeronáutica, hidrodinâmica, mecânica e eletrônica para pensar na posição de propulsão dos hidrofólios, fazer com que a bicicleta ganhasse velocidade, tivesse equilíbrio e ainda permitisse ao usuário planar, isto é, continuar flutuando e se movimentando sem precisar ficar pedalando sem parar”, observa Samaria.

Além disso, a equipe trabalhou para garantir a segurança dos usuários e customizar o projeto. Segundo Samaria, foram feitos testes e questionários com clientes em potencial (que eram ciclistas, de diferentes níveis) para que eles avaliassem a experiência, o conforto e as mudanças necessárias.

A Manta5 ainda está em fase de pré-venda, e deve ser lançada inicialmente, sem data prevista, na Nova Zelândia. 

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos