Estilo de Vida

Pesquisa aponta que cabelo é peça chave na autoestima das mulheres

Fios brancos, opacos, desidratados ou cabelo sem corte. Quem nunca olhou para o espelho, não gostou do que viu e quis correr para o cabelereiro para mudar a aparência? Com certeza, uma boa parte da mulherada. Uma pesquisa recente apontou que, além da maioria das mulheres acreditarem que os cabelos estão ligados à personalidade, estão conectados, também, à 1autoestima. O estudo mostrou ainda que julgamentos e pressão social interferem nas escolhas que fazem. Para o cabeleireiro Tony Rodrigues, o cabelo tem o poder de mudar o comportamento e até o estilo de vida de uma mulher. “Elas usam os fios para se expressarem e se sentirem elas mesmas”, diz.
Leia também:
Rádio BandNews FM ganha prêmio nacional de jornalismo
Primeiro dia de CCXP tem Renato Aragão, Natalie Dormer e Vin Diesel

Participaram do estudo, realizado pela Dove, mil brasileiras de 16 Estados, com idades entre 18 e 60 anos. A pesquisa sondou questões sobre temas diversos, como julgamento entre mulheres, regras que a sociedade e mídia ditam que as atingem e polêmicas sobre cabelos danificados. “Queríamos descobrir qual o peso da influência dos cabelos na autoestima das mulheres e como elas se relacionam com eles”, afirma a diretora de marketing da Dove Hair, Marina Fernie.

E os dados recolhidos mostram que quase 90% delas acreditam que mulheres que tingem seus cabelos de cores como azul, rosa e verde são julgadas e mais de 30% têm certeza de que a escolha é só para mulheres mais ousadas. Outras 70% acreditam que deixar os cabelos brancos, sem tingir, causa uma aparência desleixada e quase 80% dizem que gostariam de experimentar, mas sentem medo quando o assunto é um corte ou estilo mais inusitado.

Recomendados

“Eu já colori de azul e roxo cabelos de mulheres com trabalhos convencionais, como advogadas e professoras. Mas algumas se sentem inseguras sobre isso afetar seu trabalho”, conta Tony. Mas ressaltando a necessidade que sentem de expressar seus sentimentos e personalidades através dos cabelos, ele revela que muitas chegam a “ter brilhos nos olhos” quando falam em ter cabelos coloridos e que a tendência para as próximas décadas é o aumento da quantidade de mulheres com cabelos de cores não convencionais.

Aquelas com coragem de expressar seus desejos por meio dos cabelos, são, segundo ele, frequentemente mais seguras e felizes. “Observo que as que assumem os fios brancos se sentem melhor consigo mesma.” O estudo conclui ainda que as mulheres que se cuidam no salão de beleza com frequência também têm a autoestima mais elevada. O que atesta a ligação do cabelo ao julgamento sobre si mesma.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos