Estilo de Vida

Verão pede mudanças na casa; inove e abuse das cores vivas

Mistura de tons fortes com  pastéis combina com a estação | Triumph/Casa Cor SP/Divulgação
Mistura de tons fortes com
pastéis combina com a estação | Triumph/Casa Cor SP/Divulgação

A estação do sol está aí com tudo. É o momento de caprichar no estilo e nas cores dos móveis, já que, com a decoração certa, os espaços da casa ficam mais valorizados por conta da iluminação natural. Só é preciso ter cuidado para não escolher apetrechos que só pioram o tempo quente.

Nessa época do ano, é recomendado usar cortinas de tecidos leves e suaves, como seda, gaze de linho e voal. “Além de bonitos, esses materiais também controlam a temperatura interna, deixando o calor mais ameno e protegendo os móveis da incidência solar”, diz a arquiteta Andrea Parreira. “Os modelos transparentes ou semitransparentes são ideais para os dias mais quentes”.

As varandas, quintais e pátios também podem ser decorados, de preferência, com móveis resistentes à chuva e ao calor, como fibra sintética, vidro e porcelanas. “E os assentos precisam ficar cobertos por tecido impermeável e com proteção aos raios solares”, recomenda a arquiteta.

Recomendados

Cores e cores

O verão pede uma casa alegre e viva. Para começar, você pode mesclar cores mais fortes aos tons pastéis. Uma ideia é colocar itens nos clássicos branco e preto com outros em amarelo, azul, vermelho e até floral. “Para colorirmos, é preciso ter um ponto de partida; uma cor que traga alguma lembrança ou tom que será usado para dar destaque, chamar a atenção”, orienta Deise Soares, do Estúdio de Arquitetura.

As almofadas, vasos, aparadores e tapetes são alguns do itens que dá para mexer de forma rápida e criativa. “Temos sempre que pensar em quais estímulos queremos passar para quem mora e também visita a nossa casa”, afirma Deise.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos