Esporte

PSG é multado por racismo; clube recrutava jogadores conforme origem étnica

O meio-campista Yann Gboho teve a contratação vetada em 2014 porque clube optou por "equilibrar a diversidade" Vincent Michel/Icon Sport

O PSG (Paris Saint-Germain) foi multado nesta semana em 100 mil euros pela comissão disciplinar da Liga de Futebol Profissional da França, após ser confirmado que o clube praticou discriminação racial para selecionar atletas para as categorias de base.

ANÚNCIO

O ex-diretor do centro de formação de jogadores do clube Bertrand Reuzeau foi multado em 10 mil euros, já Marc Westerloppe e Pierre Reynaud, que eram os líderes da área de recrutamento do PSG em diversos países, foram multados em 5 mil euros cada.

Leia mais:
Justin Bieber defende Chris Brown de acusação de estupro: ‘Você é o melhor’
Vazam novas imagens do Samsung Galaxy S10; lançamento deve ocorrer nos próximos dias

Recomendados

Segundo os dados divulgados em novembro pela plataforma «Football Leaks», alguns agentes catalogaram quatro «graduações» de acordo com a origem étnica do atleta para avaliar os jovens candidatos: «francês», «do norte da África», «das Antilhas» e «africano».

Neste método, baseado na etnia do adolescente, o PSG vetou em 2014 a contratação do meio-campista Yann Gboho, jogador da seleção francesa sub-17. De acordo com Westerloppe, o clube parisiense orientou ele para «equilibrar a diversidade», por ter «muitos atletas de origem das Antilhas e africanos» na equipe.

O time francês também informou que já está tomando medidas para combater o racismo dentro do PSG, entre elas, a elaboração de um outro método de recrutamento de jogadores para as categorias de base focado no comportamento e habilidade do atleta.

Tags

Últimas Notícias