Esporte

Brasileirão: erros bizarros da rodada afastam árbitros e reforçam necessidade do VAR

Teve mudança de líder, teve golaço, teve provocações… mas o que marcou a 27ª rodada do Campeonato Brasileiro no final de semana foram os erros crassos de arbitragem. Em especial, com a anotação de pênaltis bizarros.

Dois foram assinalados em lances de mão na bola que ocorreram fora da área – a favor de Cruzeiro e Inter contra Palmeiras e Vitória, respectivamente –, e outro numa dividida normal de Rony, do Atlético-PR, em Dodô, do Santos. Todos os trios de arbitragem foram punidos (veja abaixo).

Leia mais:
Surfista Maya Gabeira entra para o Guinness Book
Nobel da Física é dividido em três cientistas por estudos no campo da tecnologia a laser

Recomendados

Os lances reforçam novamente o uso do VAR no nacional. Vale lembrar que, antes do início do torneio, em reunião do Conselho Técnico da CBF, os clubes vetaram o uso do árbitro de vídeo em votação que acabou 12 a 7, com uma abstenção. O motivo dado pelos clubes foram econômicos – o custo estimado seria de R$ 1 milhão por agremiação pelo campeonato todo.

Árbitros são os primeiros ‘rebaixados’ para Série B
A CBF decidiu punir os trios de arbitragem envolvidos em três jogos com pênaltis polêmicos na rodada. De acordo com Coronel Marinho, chefe de arbitragem da entidade, eles passarão por um período “de reavaliação” na Série B do Campeonato Brasileiro.

Dewson Fernando Freitas da Silva, que foi auxiliado por Hélcio Araújo Neves e Heronildo Freitas da Silva em Palmeiras x Cruzeiro; Sávio Pereira Sampaio, que teve como assistentes Daniel Henrique da Silva Andrade e Ciro Chaban Junqueira em Inter x Vitória; e Caio Max Augusto Vieira, que teve o apoio de Jean Márcio dos Santos e Vinícius Melo de Lima em Santos x Atlético-PR. Estes são os profissionais que passarão por essa reciclagem.

“Eu não gosto da palavra punição. Existe um trabalho de melhoria. Isso é feito com os árbitros e com os assistentes. Então existem outras competições para que eles possam atuar novamente e que nos permitirão se é caso de voltar ou não para a Série A, que é a competição mais importante”, explicou Marinho ao SporTV.

Entre revolta, ironia e bom-humor, a arbitragem dos jogos do Brasileirão tomou conta da timeline das redes sociais. Veja algumas reações:

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos