Esporte

Museu do Futebol completa dez anos neste sábado; confira programação

Uma das partes mais interessantes relembra as histórias das Copas André Porto/Metro

Em uma rápida conversa com quem visita o Museu do Futebol nos últimos dez anos é fácil escutar a frase: “Até quem não é muito fã de futebol vai adorar o museu!”. Moderno, simpático, curioso, o espaço chega nesse sábado à sua primeira década de vida entre os melhores espaços culturais do país.

ANÚNCIO

O local, muito bem adaptado embaixo das arquibancadas do Estádio do Pacaembu, vai receber uma série de atividades. Além da exposição permanente, uma mostra que exalta os 45 maiores clássicos brasileiros vai ampliar o caminho de visitações. Também nesse dia começa a nona edição do Cinefoot, com a exibição de filmes que exaltam o esporte (leia mais ao lado).

Nesses dez anos o local entrou com tudo na preferência dos brasileiros. Em pesquisa realizada pelo site de viagens TripAdvisor, o Museu do Futebol foi eleito um dos dez melhores do Brasil, ao lado do Catavento, Inhotim, Pinacoteca, entre outros. E muita gente reconhece isso. Já foram mais de 3,4 milhões de visitas nesses anos, sendo que o recorde em um dia aconteceu em 21 de junho de 2014, no meio da Copa do Mundo no Brasil, com 6.419 pessoas.

Recomendados

“São dez anos de um espaço que precisava existir. Um museu para contar e compartilhar a história do esporte que se tornou paixão brasileira. Uma homenagem à altura do grande esporte nacional”, disse Romildo Campello, secretário da Cultura do Estado de São Paulo.

Museu do Futebol é dividido em algumas áreas, com destaque para imagens históricas

Clássicos em jogo

No dia que o Museu do Futebol completa 10 anos os visitantes terão a abertura de mais uma exposição temporária no local, a “Clássico é clássico e vice-versa”, que reverencia a história dos principais jogos do futebol brasileiro.

Organizada pela equipe do museu com consultoria do pesquisador e jornalista Celso Unzelte, a mostra coloca em campo itens, o clima e lembranças de confrontos marcantes, como o módulo de abertura, “Majestosa, a rua do clássico”, uma instalação do artista Tadeu Jungle, que apresenta o clima de pré-jogo entre São Paulo e Corinthians, com imagens coletadas entre 1984 e 2017.

Em outra sala é possível assistir a vídeos que discutem os clássicos no Brasil, além de acompanhar uma grande vitrine com objetos de colecionadores que representam as paixões pelos clubes, de Grêmio e Internacional a Sport e Santa Cruz, passando por Atlético Mineiro, Cruzeiro, Remo Paysandu, Flamengo, Vasco, entre tantos clubes grandiosos. São 45 clássicos representados na mostra.

Espaço conta com área recreativa

Bola na tela

Se tem uma programação que já virou tradição no calendário do futebol do Brasil é o Cinefoot. O festival, que mistura cinema e o esporte bretão, chega à sua nona edição a partir de amanhã, com 16 filmes brasileiros e nove internacionais.

A abertura, amanhã, às 19h, fica com “Para Sempre Chape”, do uruguaio Luis Ara Hermida, que mostra a partir da tragédia que vitimou 71 pessoas no voo que levava a equipe da Chapecoense para a final da Copa Sul-Americana contra o Atlético de Medellín, em 2016.

Na mesma ocasião será exibido o curta “Superstição e Futebol”, produzido em 1968 por Sylvio Lanna. O filme estava perdido, mas foi localizado e restaurado.

Tanto a mostra competitiva de curtas e longas têm sete filmes cada na disputa. Na parte de curtas, as temáticas envolvem temas variados como o espaço das mulheres no esporte, reflexões sobre o VAR e exaltações a clubes como Colo-Colo e Bayern. Nos longas, Garrincha no Corinthians, futebol na favela e a Portuguesa Santista são alguns dos temas. A sessão de encerramento, na quarta, dia 3, terá as premiações e também a exibição do curta-documentário “A Primeira”, de André Gallindo, e o longa “1958: O ano em que o mundo descobriu o Brasil”, de José Carlos Asbeg.

Serviço: De amanhã a 3/10; grátis. A programação completa do festival pode ser vista no site.

De letra

Também como parte da comemoração aos 10 anos da inauguração do Museu do Futebol, será organizada a 2ª edição da Feira de Livros do Futebol, com títulos sobre Copa do Mundo, clubes nacionais e estrangeiros, livros acadêmicos, biografias e variada literatura do universo futebolístico. O evento terá também o III Simpósio Internacional de Estudos sobre Futebol, além de promover bate papo com autores.

Serviço: Amanhã, das 9h às 17h; grátis.

Veja a programação no site do Museu do Futebol.

André Porto/Metro André Porto/Metro

Tags

Últimas Notícias