Esporte

‘El maestro’: Pep Guardiola completa dez anos como treinador profissional

Foi em agosto de 2008 que Pep Guardiola, aos 37 anos, ídolo nos gramados do Camp Nou, começou oficialmente sua caminhada como técnico de futebol, e justamente no seu clube do coração, o Barcelona. Era o começo de uma trajetória que, talvez, até ele não imaginasse tamanho sucesso.

De lá para cá dirigiu mais dois times, além do Barça: o Bayern de Munique e seu atual clube, o Manchester City. E desde então já soma 24 títulos – e contando. O último foi conquistado no dia 5 desse mês, com a Supercopa da Inglaterra.

Leia mais:
PIS/Pasep: saque para todas as idades começa hoje
Estudante que teve intestino perfurado em lipoaspiração recebe alta

Recomendados

Em um continente de supertimes, como o europeu, essa marca deve ser exaltada. Mas, para chegar até ali, se preparou. Foi técnico da base do Barcelona, trabalhou muito e estudou, principalmente grandes times do futebol mundial, como a Seleção Brasileira de 1982, que tanto exalta em entrevistas.

Aliás, seu nome foi cogitado diversas vezes para comandar o Brasil, e ele teria dito que estaria pronto para o desafio, mas o convite nunca foi oficializado.

Sorte do Barcelona, que conheceu uma metodologia de trabalho que valoriza o coletivo e o toque de bola – alguém falou “tiki-taka”? Sim, o estilo de jogo baseado no controle da bola, em toques até o momento exato para avançar e marcar o gol.

“A única maneira que eu conheço [de trabalhar] é saber que, enquanto descansamos, os outros estão se preparando melhor para nos vencer”, diz Guardiola, o incansável. Longa vida ao treinador que prima pelo jogo bonito.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos