Conheça as principais curiosidades da seleção da Croácia

Por Ansa

Além da Bélgica, a seleção da Croácia é outra que está chamando atenção nesta Copa do Mundo de 2018, pelo bom futebol apresentado na competição.

Caracterizados como uma equipe muito técnica e habilidosa, os croatas possuem outra grande oportunidade de conquistar seu primeiro Mundial.

A história da Croácia em Copas começou em 1998, na França. O país europeu não participou das edições anteriores por fazer parte da antiga Iugoslávia até 1991, ano de sua independência.

Logo em sua primeira Copa, a Croácia realizou a melhor campanha da sua história. Liderados pelo ex-atacante Davor Suker, os croatas passaram por Romênia e Alemanha, até perder para a França nas semifinais do torneio, e de virada. Na disputa pelo terceiro lugar, a Croácia derrotou a Holanda por 2 a 1.

No entanto, nos Mundiais de 2002, 2006 e 2014, a Croácia tentou repetir a boa campanha de 1998, mas em todos eles acabou eliminada ainda na fase de grupos. Na Copa de 2010, na África do Sul, os croatas sequer passaram das Eliminatórias.

Apesar dos fracassos das Copas passadas, em 2018, a história é diferente. Liderada por Luka Modric, Ivan Rakitic e Mario Mandzukic, a Croácia conseguiu se classificar para as semifinais e está perto de chegar à decisão pela primeira vez.

Perguntas e curiosidades da seleção da Croácia

– Quem é a presidente da Croácia?
A chefe de Estado da Croácia é Kolinda Grabar-Kitarovic, de 50 anos. Apaixonada por futebol, a mandatária está chamando atenção nesta Copa por ser a "presidente-torcedora número 1". Ela acompanhou todos os jogos de seu país no Mundial, além de torcer com muito entusiasmo.

Kolinda é a primeira presidente mulher do país e assumiu o cargo em fevereiro de 2015.

– Quem é o melhor atacante da Croácia?
Atualmente jogador da Juventus, Mario Mandzukic é o principal nome do ataque croata. Aos 32 anos e com 1,90 de altura, o atacante possui 31 gols em 86 jogos disputados com a camisa de seu país.

Mandzukic foi revelado pelo Marsonia e tem passagens por NK Zagreb, Dínamo Zagreb, Wolfsburg, Bayern de Munique e Atlético de Madrid. O atacante está desde 2015 na "Velha Senhora".

– Quem é o goleiro titular da Croácia?
Um dos grandes destaques da Croácia nesta Copa do Mundo é o goleiro Danijel Subasic, que defende o Monaco. Aos 33 anos e com 1,91 de altura, Subasic é uma das peças fundamentais na equipe treinada pelo bósnio Zlatko Dalic. Ele assumiu a titularidade no gol da seleção croata após a aposentadoria de Stipe Pletikosa.

Desde 2012 no Monaco, o goleiro tem passagens por Zadar e Hajduk Split. Na temporada 2016/17, conquistou o prêmio de melhor goleiro do Campeonato Francês.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo