Esporte

Copa do Mundo: cartões podem decidir pela primeira vez classificados para as oitavas

Começa hoje a última rodada da primeira fase da Copa do Mundo, que irá definir os confrontos das oitavas de final. E em um Mundial bastante disputado e com algumas zebras, os critérios de desempate ganham importância. Neste ano, um fator inédito pode levar uma seleção para a próxima fase da competição: o número de cartões amarelos e vermelhos. Essa medida já pode ser utilizada hoje, na definição do Grupo B. Espanha e Portugal estão empatados com 4 pontos cada e com o mesmo saldo de gols, os dois primeiros elementos usados para determinar quem está à frente. Depois disso, o que define é o número de gols marcados.

Se, por exemplo, os espanhóis empatarem em 3 a 3 e os portugueses ficarem no 1 a 1, quem passa é a Espanha por ter feito mais gols. Havendo mesmo assim a igualdade, daí o jeito é segurar a empolgação do pessoal que gosta de chegar mais forte, como Pepe, Sergio Ramos e companhia, porque a decisão vai para o número de cartões – é a primeira vez que a Fifa utiliza esse critério para desempate. O sistema funciona assim: um cartão amarelo é considerado um ponto negativo, dois amarelos, com consequente expulsão, três pontos negativos; um cartão vermelho direto resulta em menos quatro pontos e, se um jogador receber um cartão amarelo e depois um vermelho, são cinco pontos negativos na conta. Com isso, quem tiver menor saldo de pontos nesse quesito passa de fase.

Até agora, os espanhóis estão em vantagem, com apenas um cartão amarelo nos dois jogos, enquanto Portugal tem dois. Nenhuma das equipes tomou cartão vermelho neste Mundial. Se nada disto resolver quem fica na frente, a Fifa realizará um sorteio – o formato que será utilizado não foi divulgado ainda. Horários iguais Como a última rodada define os classificados, as partidas dos mesmos grupos são nos mesmos horário para evitar possíveis combinações de resultados.

Recomendados

A Espanha enfrenta o eliminado Marrocos e um simples empate garante os europeus na segunda fase. Portugal pega o Irã, que se vencer elimina Cristiano Ronaldo e seus compatriotas. Os dois jogos são às 15h. Hoje também define o Grupo A em dois duelos às 11h. Rússia e Uruguai, ambos com seis pontos, duelam para ver quem fica com a lideran- ça. Os anfitriões têm a vantagem do empate porque têm melhor saldo de gols que os uruguaios. O outro confronto é entre os já eliminados Egito e Arábia Saudita.

 

CRITÉRIOS PARA DESEMPATE NA 1ª FASE

1.  Maior número de pontos

2. Saldo de gols

3.  Gols marcados

4. O vencedor no confronto direto entre as equipes

5. Cartões amarelos e vermelhos (veja como funciona o cálculo no texto acima)

6. Sorteio a ser realizado pelo Comitê Organizador da Fifa

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos