Esporte

Copa do Mundo 2018: Estas são as seleções favoritas a vencer o campeonato, segundo estudo

Reprodução / Sergei Karpukhin / Reuters

Algumas das principais entidades bancárias do mundo fizeram uma previsão baseada em modelos estatísticos, inteligência artificial, teorias e análise econômica das equipes que participarão da Copa do Mundo.

ANÚNCIO

Em primeiro lugar, o banco suíço UBS, realizou previsão baseada em uma medição objetiva da habilidade, chamada de classificação Elo.  Entre outros fatores, o método mede a trajetória das equipes para se classificarem para a Copa do Mundo, explica o The New York Times.

Os especialistas do escritório de investimentos do banco projetaram uma simulação do campeonato, baseada em algo básico: que o melhor time deve ganhar.

Recomendados

Seus cálculos renderam 10.000 torneios virtuais e determinou que a maior probabilidade é que a seleção alemã seja a vencedora, seguida pela equipe do Brasil.

Goldman Sachs, entretanto, utilizou algoritmos de inteligência artificial para análise de dados sobre as características da equipe, os jogadores que representam seu desempenho, o número de gols marcados em todos os jogos e os pontos obtidos desde 2005.

Esse modelo os levou a prever quantos gols as equipes poderiam marcar na Rússia e, com os pontos obtidos, determinaram que o Brasil será campeão, com uma pequena probabilidade maior do que a Alemanha.

Por outro lado, o The New York Times inclui a previsão do ING. O banco holandês optou por calcular as chances de sucesso com base no valor de mercado da equipe e seu desempenho.

Isso incluiu estimativas do valor de cada jogador e do histórico de classificação que a FIFA publica regularmente. Essa previsão deixou a Espanha como nova campeã, avaliada em 1,04 bilhão de euros, e depois a França com 1,030 bilhão de euros.

A última previsão foi de Nomura, um banco japonês que disse colocou a Espanha e a França na final, usando as mesmas técnicas para oferecer um risco equilibrado aos seus investidores.

Para isso, analisaram o valor dos jogadores, o desempenho das equipes e também a história dos resultados. O resultado também colocou o Brasil na semifinal.

Tags

Últimas Notícias