Esporte

Como preparar o seu cachorro para a Copa do Mundo

Imagem ilustrativa Freepik

Se para nós, humanos, a Copa do Mundo é sinônimo de festa, para os animais de estimação pode ser um período de estresse e preocupação. Durante o evento, são comuns os estouros de fogos de artifício, assim como o barulho causado por grupos de amigos e familiares que se reúnem para assistir aos jogos do campeonato – principalmente os do Brasil.

ANÚNCIO

Os fogos, por exemplo, são motivo de pânico para muitos pets. “Os animais têm uma audição muito mais apurada que a nossa. Essa sensibilidade faz com que, ao ouvirem os fogos, eles tenham uma reação de medo”, explica a médica veterinária e professora da Universidade Metodista de São Paulo Tânia Parra Fernandes.

O desconforto também é comum quando os animais recebem muitas visitas em casa. “Seria como uma invasão do seu espaço, é normal que os bichos, principalmente os felinos, se incomodem com a agitação”, disse Tânia.

Recomendados

Para a veterinária, o uso de remédios calmantes ou sedativos para os animais não é recomendado. “Donos de pets que se assustam mais facilmente devem preparar um ambiente isolado e seguro para que eles possam se esconder, tomando cuidado para que não se machuquem”, afirmou.

Morador de Santo André, o adestrador Leonardo Braga conta que seu cachorro – Thor, de seis anos – tinha medo dos estouros. “Uma sugestão é apresentar esses sons ao seu animal com um estímulo positivo, como dando um petisco”, disse.

“Assim, o animal passará a associar os barulhos a algo positivo.” Braga afirma também que é importante que os donos não demonstrem medo ao bicho. “A família deve agir naturalmente, sem mudar sua postura, para que o animal entenda que os barulhos são normais.”

Só um pedacinho… Prática comum durante encontros de famílias e amigos, dar comidas aos bichos, como carnes do churrasco, também deve ser evitado. “Os animais podem ter uma reação alérgica. Há casos até de animais que engoliram espetos de madeira, que causam problemas ainda maiores”, alerta Tânia.

Tags

Últimas Notícias