Esporte

Manuel Neuer, o comandante; baixe o pôster

Arte / Metro Jornal

Vai encarar? Goleirão que já desafiou Messi e Cristiano Ronaldo pela Bola de Ouro supera dúvidas e vira o trunfo da Alemanha para conquistar mais uma Copa do Mundo. Quem não está acostumado a assistir às partidas do Bayern de Munique e da seleção alemã acha estranho o posicionamento de um certo goleiro. Quando o time está no ataque, Manuel Neuer larga a grande área sempre que pode e se manda para o meio de campo, atuando como um líbero de respeito. Com a bola nos pés, se diferencia pela habilidade acima da média para um grandalhão de 1,93 m.

ANÚNCIO

Além dessas qualidades, o alemão também se destaca pelos reflexos extraordinários e as defesas milagrosas que, para ele, se tornaram rotina. Não é à toa que Neuer é considerado por muitos como um revolucionário na posição. Aos 32 anos, o atleta que reinventou o conceito de “goleiro-linha” chega à sua terceira Copa do Mundo após superar desafios inesperados e colecionar feitos que já o credenciam como um dos maiores da história, reverenciado por técnicos, especialistas e amantes da bola ao redor do mundo.

Nascido em Gelsenkirchen, Neuer é cria do Schalke 04. Chegou às categorias de base do clube em 1999, com apenas 13 anos, e é um dos vários atletas de renome que frequentaram a escola Gesamtschule Berger Feld – colégio público que possui um projeto de cooperação com os azuis reais. Por lá, foram revelados nomes como Benedikt Howedes (Juventus), Julian Draxler (PSG), Mesut Özil (Arsenal) e, mais recentemente, Leroy Sané (Manchester City). Sua estreia entre os profissionais ocorreu na temporada 2006/07, e em pouco tempo o alemão com jeitão tímido tomou posse do gol e se agigantou diante dos vários atacantes que tentaram, sem sucesso, furar sua defesa.

Recomendados

Nas temporadas seguintes, ele continuou brilhando em solo nacional, mas o reconhecimento de toda a Europa veio na temporada 2010/11. Após uma campanha que rendeu o título de vice-campeão da Bundesliga no ano anterior, o Schalke 04 foi à Champions League e fez bonito. Foram anos afastado da maior competição de clubes do mundo, mas logo de cara a equipe alemã conseguiu chegar às semifinais do torneio, quando parou no poderoso Manchester United. As atuações de Neuer foram tão incríveis que o goleiro ofuscou nomes como o do atacante Raúl (ex-Real Madrid) e do jovem Ivan Rakitić, que estavam no elenco azul.

Depois de uma temporada primorosa, a transferência para um clube maior, como o Bayern de Munique, poderia ser vista como algo natural. Mas não foi bem assim que os torcedores do clube bávaro encararam. Apesar de se tratar de um goleiro de alto nível, Neuer colecionava um histórico de provocações ao Bayern por conta da rivalidade com o Schalke. Foi o suficiente para a exibição de faixas com os dizeres “não importa quantas defesas você faça, nunca o aceitaremos em nosso uniforme”, durante a apresentação do goleiro.

Alguns títulos da Bundesliga, da Copa da Alemanha e uma Champions League depois, quem fez esse cartaz já nem se lembra mais o motivo da negação. Neuer encarou como ninguém o desafio de defender um dos maiores clubes do mundo e, não só se consolidou como o melhor em sua posição, como também herdou a braçadeira de capitão de Philippe Lahm, tanto no clube quanto na seleção.

Em 2014, após vencer a Copa do Mundo no Brasil, ele foi o primeiro goleiro há anos a concorrer ao prêmio de melhor do mundo, desafiando a hegemonia de Messi e Cristiano Ronaldo. Por fim, o título ficou com o craque do Real Madrid, mas o alemão foi tão bem votado quanto o argentino.

Recentemente, Neuer passou por um drama que quase o tirou da Copa do Mundo na Rússia. Uma lesão sofrida durante um treinamento afastou o goleiro dos gramados por longos sete meses. No período, ele passou de titular absoluto para uma sombra de Ter Stegen, que supriu bem a ausência do ídolo na seleção. A boa notícia para Neuer só veio aos ‘45 do segundo tempo’, quando voltou a atuar no amistoso contra a Áustria no último dia 2 e foi confirmado em seguida na lista definitiva de Joachim Low. Será Neuer capaz de provar que ainda é capaz de se manter entre os melhores? Cabe a ele demonstrar mais uma vez que sim.

Clique na imagem abaixo para baixar o pôster em PDF.

Manuel Neuer

Tags

Últimas Notícias