Esporte

Aline Rocha será a porta-bandeira do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Inverno

O CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) informou nesta quinta-feira (8) que a paranaense Aline Rocha, do esqui cross-country, será a porta-bandeira do Brasil na cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos de Inverno de PyeongChang.

O evento que marca o início da competição acontecerá nesta sexta-feira, às 8h (de Brasília). O Brasil, 15º país a desfilar, terá ainda outros dois representantes na competição, o esquiador Cristian Ribera e o snowboarder André Cintra.

Leia mais:
Pais e filhos se reencontram depois das Olimpíadas de Inverno; o vídeo é emocionante
Após fazer história nas Olimpíadas de Inverno, patinadora Isadora Williams cai na final

Recomendados

Aline, de 27 anos, é a primeira brasileira a disputar uma edição dos Jogos Paralímpicos de Inverno e a única competidora sul-americana na Coreia do Sul. Ela também fará parte do seleto grupo de atletas que tem no currículo Jogos de Verão e de Inverno – Aline esteve no Rio-2016, onde disputou três provas no atletismo.

«Ter sido escolhida porta-bandeira é uma grande honra. Fiquei emocionada e muito feliz. Nós, mulheres, temos mostrado nossa força e espero que a minha participação aqui contribua para que outras possam seguir o mesmo caminho», disse.

A atleta também fez menção ao Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta quinta-feira. «Nós podemos e devemos correr atrás dos nossos sonhos. As mulheres podem ser o que elas quiserem», afirmou.

Aline sofreu um acidente de carro aos 15 anos que lhe causou uma lesão medular e a perda dos movimentos das pernas. Ela iniciou sua trajetória no esporte no atletismo e depois passou a competir na neve, já que os movimentos do esqui cross country eram parecidos com o da corrida em cadeira de rodas.

O diretor-técnico do CPB, Alberto Martins da Costa, disse que a escolha levou em consideração o fato de ela ser a única representante sul-americana. «A escolha da Aline Rocha como porta-bandeira da nossa delegação na cerimônia é extremamente simbólica, por causa do Dia Internacional da Mulher e para celebrar a primeira mulher brasileira a conquistar uma vaga nos Jogos de Inverno», reforçou.

Aline disputará quatro provas no esqui cross-country, na classe LW11 (para cadeirantes), em diferentes distâncias: 12km, 1,1km, 7,5km e o revezamento misto 4×2,5km, ao lado de Cristian Ribera. Os Jogos Paralímpicos de Inverno deste ano contarão com 567 atletas de 48 países. As competição vão do dia 9 ao 18.

Será apenas a segunda vez que o Brasil contará com competidores na história da competição. O País estreou nos Jogos de Inverno em Sochi, em 2014, na Rússia, quando contou com André Cintra e com o esquiador Fernando Aranha.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos