Esporte

Tem Brasil na neve! Capitão da equipe de bobsled fala sobre o esporte no país

Baiano de Camamu, Edson Bindilatti é um dos brasileiros que estão na Olimpíada de Inverno de PyeongChang, na Coreia do Sul. Desde os primórdios da modalidade no Brasil, lá em 2002, quando o trenó brasileiro foi apelidado de ‘banana congelada’, Edson já estava lá.

Agora, com 38 anos, ele chega à sua quarta Olimpíada e é o piloto de uma equipe que, sabe que é zebra, mas quer brilhar. O piloto da equipe brasileira de bobsled nos Jogos Olímpicos falou com a equipe do Metro Jornal.

Leia mais:
Começaram as Olimpíadas de Inverno! Confira as imagens da cerimônia de abertura
Com dores após queda em treino, Isabel Clark está fora das Olimpíadas de Inverno

Recomendados

Como você foi parar no bobsled?
Eu sempre gostei de esporte. Desde a escola, na dança das cadeiras (risos). Fui parar no atletismo, e como estava tendo bons resultados, fui convidado para o bobsled. Normalmente os países usam pessoas do atletismo no bobsled e foi assim que aconteceu. Conheci, gostei e comecei a treinar.

Como são os treinamentos?
São treinos diários, cerca de três a quatro horas. São direcionados para força, velocidade e potência. E aí quando começa a temporada, costumamos viajar para os Estados Unidos para preparação técnica, como descida e sincronismo.

Você é certamente o maior ícone do bobsled no Brasil. Como você avalia a evolução do esporte no país desde que começou até hoje?
Foi gigantesca. Nos últimos cinco ou seis anos, a Confederação passou a dar muito mais suporte. Dessa vez, apesar das dificuldades sem termos patrocínio, conseguimos treinar em todo ciclo olímpico. E nossos resultados evoluíram junto.

No Brasil, as pessoas associam mais o esporte ao filme “Jamaica Abaixo de Zero” do que pelas conquistas nacionais. O que é preciso para que o esporte tenha mais reconhecimento entre o público?
Por enquanto é até bom. Pra mudar precisamos competir e conquistar resultados. Claro, o incentivo da mídia também, o espaço. E agora, especialmente a nova geração já conhece o esporte pela gente, porque o filme já é um pouco mais antigo [1993]. Sabemos como é difícil chegar na Olimpíada e ter bom resultado, mas o foco é muito grande.

Como é a visão dos estrangeiros em relação a equipe brasileira de bobsled?
Hoje estamos em um nível alto, já somos respeitados no bobsled. Não somos mais aquele time que chega e não vai fazer nada. Todos sabem que somos competitivos. Até porque é mais difícil os grandes times melhorarem do que a gente, que temos mais a evoluir. Os favoritos são Alemanha, Estados Unidos, Canadá e Letônia. Mas eles sabem que se bobearem a gente engole eles.

Qual a expectativa?
Nosso objetivo é ficar entre os vinte melhores, o que já seria histórico, porque o principal resultado até hoje foi um 25º lugar. Claro que queríamos mais, mas temos que ser realistas e manter os pés no chão.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos