Esporte

Brasil também vai competir nas Olimpíadas de Inverno; veja como será

As Olimpíadas de Inverno de PyeongChang começam nesta sexta-feira (9) e o Brasil vai participar pela oitava vez. Desde a edição de 1992, em Albertville, na França, uma delegação brasileira é enviada para a disputa. Este ano, dez atletas disputarão cinco das 14 modalidades que compõem os jogos na Coreia do Sul.

Leia mais:
Japão apresenta opções de mascotes para Olimpíadas de 2020
Craques que não vão para a Copa 2018

Durante a cerimônia de abertura, a bandeira brasileira será levada por Edson Bindilatti, piloto de bobsleigh – modalidade em que uma dupla ou um grupo desce uma pista de gelo sinuosa e estreita sob um trenó. Essa é a quarta participação de Bindilatti em Olimpíadas de Inverno. O Brasil será a 33ª delegação a desfilar, seguindo a ordem do alfabeto coreano. A festa começa às 9h (horário de Brasília).

Recomendados

Mesmo sem frio extremo em seu território, a nossa delegação é a terceira maior das Américas, atrás apenas de Estados Unidos e Canadá. Contudo, dentre os cerca de 3 mil atletas na Coreia do Sul, o Brasil representa apenas 0,33% dos competidores. Para efeitos de comparação, na última edição de verão, aqui no Rio de Janeiro, foram 465 brasileiros entre 11.400 atletas – ou seja, cerca de 4,1%.

Ainda assim, um recorde será quebrado: a atleta de esqui cross country Jaqueline Mourão vai competir pela sexta vez em Olimpíadas. Outros cinco atletas brasileiros também já tiveram o mesmo número de participações, porém Mourão, de 42 anos, é a única que participou das edições de verão e inverno. Ela fará a primeira participação do Brasil nos Jogos, no dia 15 de fevereiro.

Outro destaque é a snowboarder Isabel Clark. Ela competirá pela quarta vez e é a responsável pelo melhor resultado do Brasil em edições de inverno até agora, na edição de 2006, em Turim, na Itália.

Além dos atletas já citados, também vão competir Isadora Williams (patinação artística), Odirlei Pessoni, Rafael Souza, Edson Martins e o reserva Erick Vianna (bobsled), Michel Macedo (esqui alpino) e Victor Santos (esqui cross-country). Os Jogos Olímpicos de Inverno PyeongChang 2018 acontecem até o dia 25 de fevereiro.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos