Qual é o clube brasileiro com maior potencial financeiro do mundo?

Por Metro Jornal

O Manchester City é o clube com maior potencial financeiro do mundo. É o que mostra o estudo feito pela FFI (Football Finance Index), chamado de Soccerex Football Finance 100, que traz uma lista com os cem times de futebol "mais valiosos" do planeta. Dentre os times brasileiros, o melhor classificado é o Atlético-PR. ??

De acordo com o levantamento, foram avaliados cinco pontos: valor de mercado do elenco, ativos fixos, tesouraria, investimento potencial do proprietário e dívida líquida. Não foram levadas em conta as receitas com bilheteria e parcerias comerciais, incluindo receitas de TV.

Os citizens lideram a lista com 4.883 pontos, o Arsenal aparece na segunda colocação (4.559), seguido pelo PSG (4.128), que bateu o recorde mundial de transferência ao contratar Neymar, em agosto. O crescimento do futebol chinês fica evidenciado no quarto lugar do Guangzhou Evergrande (3.423).

Além do clube paranaense, em 61º lugar, os outros brasileiros citados pelo estudo foram Internacional (63º), Corinthians (71º), São Paulo (84º), Cruzeiro (85º), Palmeiras (87º), Fluminense (92º), Flamengo (94º), Grêmio (95º), Atlético Mineiro (96º) e Santos (98º).

Surpresa brasileira

O resultado do Soccerex Football Finance 100, no que toca os times brasileiros, é diferente do ranking da Forbes, apresentado em outubro de 2017, que coloca o Corinthians como clube mais valioso das Américas no ano passado, seguido pelo Grêmio.

Uma possível explicação para a diferença pode estar na forma como foi feito o estudo, sem levar em conta os recebimentos com bilheteria e os direitos de transmissão de TV, que correspondem a praticamente metade das receitas dos times. Flamengo, Palmeiras e Corinthians, por exemplo, são os que mais recebem estes fundos.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo