Esporte

Vai para Copa na Rússia? Veja como se virar por lá caso não saiba a língua

Reuters (STRINGER/REUTERS)

A Copa do Mundo da Rússia está chegando. E quem pretende viajar para ver os jogos por lá pode estar se perguntando o que precisa fazer para se virar em um país com um idioma tão diferente.

ANÚNCIO

Se você não fala russo, mas quer estar preparado para aproveitar a viagem, fique atento às dicas abaixo:

Leia mais:
Copa da Rússia pode ter 6 jogadores brasileiros em outras seleções
Maradona dá beijo em Pelé no sorteio da Copa do Mundo da Rússia

Recomendados

Use um mapa bilíngue

Saber se localizar é sempre muito importante. Por isso, além de sempre manter seu endereço anotado, ter um mapa bilíngue pode ajudar bastante. Caso não consiga um mapa traduzido diretamente para o português, busque por algum outro que esteja em um idioma que você compreenda melhor, como inglês ou espanhol.

Pesquise como é a cidade

Apesar de se tratar de um evento mundial, é importante lembrar que não são todas as cidades que falam inglês. Em Moscou é mais difícil encontrar nativos que falem a língua inglesa, já em São Petersburgo, que é uma cidade turística, as chances são maiores.

Por isso, informe-se sobre o lugar para onde você vai antes de qualquer coisa. Veja a seguir cidades que vão receber os jogos da Copa em 2018:

  1. Moscou
  2. São Petersburgo
  3. Kaliningrad
  4. Nizhny Novgorod
  5. Kazan
  6. Samara
  7. Saransk
  8. Volgograd
  9. Rostov-on-Don
  10. Ekaterinburg
  11. Sochi

Use o Google Tradutor

Muitos turistas que viajam para a Rússia dizem que muitos dos restaurantes e espaços comerciais da Rússia contam com Wi-Fi gratuito. Essa pode ser uma grande ajuda, ainda mais para usar a função do Google Tradutor que traduz imagens e placas.

No entanto, é bom estar preparado e adquirir algum chip do país para ter internet e não ficar na mão quando precisar de ajuda.

Aprenda o alfabeto cirílico

Uma dica valiosa é aprender o alfabeto utilizado pelos russos. Apesar de parecer bastante diferente do alfabeto romano, que é o mais utilizado no mundo, o alfabeto cirílico tem algumas similaridades que podem ser úteis.

Uma delas é o fato de alguns caracteres terem sons já conhecidos no português. Por exemplo, a letra «п» no alfabeto cirílico tem som de «P», o «C» tem som de «S» e o «P» de «R». Assim, ao substituir algumas letras, fica fácil compreender certas palavras, como acontece com «спорт» (sport).

Aprenda expressões importantes

Outra dica que pode ajudar bastante é aprender expressões que são bastante utilizadas, sejam elas para cumprimentar  ou mesmo para pedir alguma informação. Veja algumas delas:

  1. Com licença, por favor. – Извините, пожалуйста (izvinítie, pajálsta)
  2. Desculpe! – Простите! (prastíte!)
  3. Obrigado(a) – Спасибо (spassíba)
  4. Por favor – Пожалуйста (pajálsta)
  5. Sim/não – да/нет (da/niet)
  6. Você fala inglês? – Вы говорите по-английски? (vy gavarítie pa-anglísski?)

Tags

Últimas Notícias