Esporte

Brasileirão tem mini Carioca por vaga na Libertadores; veja as chances

Como protocolo de segurança, não haverá público no confronto desta noite Gilvan de Souza/Flamengo

A penúltima rodada ao Brasileirão ainda não acabou – falta um jogo entre Palmeiras e Botafogo nesta segunda-feira –, mas ela já esquentou de vez a briga por vagas na Libertadores 2018. Sobretudo entre os times do Rio de Janeiro. Após os resultados de domingo, o “mini Carioca” por um lugar na competição ficou ainda mais equilibrado.

ANÚNCIO

Veja a classificação do Brasileirão a uma rodada do fim

Segundo as contas do site Infobola, do matemático Tristão Garcia, sem levar em consideração se as vagas são para a fase de grupos da Libertadores ou para os playoffs, o Botafogo leva vantagem, mesmo com um jogo a menos que os rivais. O Alvinegro, em 8º, com 52 pontos, tem 59% de probabilidades de voltar à principal competição entre clubes sul-americana.

Recomendados

À frente na tabela, em 6º e 7º colocados, respectivamente, e com os mesmos 53 pontos, Flamengo e Vasco têm praticamente as mesmas chances. O Rubro-Negro, que perdeu para o Santos em casa, aparece com 52%, contra 51% do Gigante da Colina.

Fora do “mini Carioca”, a Chapecoense, em ano de reconstrução após o acidente aéreo que matou quase todo seu elenco há cerca de um ano, ocupa a 9ª colocação e ainda aparece com 26% de ir à Libertadores. Em 10º, o Atlético-MG tem 12%.

Cinco equipes já estão 100% garantidas na Liberta: Corinthians, Grêmio, Santos, Palmeiras e Cruzeiro, todos esses com lugar garantido na fase de grupos. No caso da Raposa, por causa do título da Copa do Brasil. Como a equipe mineira está em quinto, o G6 virou G7, que pode se tornar G8 esta semana, caso o Grêmio conquiste o título da Libertadores na quarta.

O Flamengo, se for campeão da Sul-Americana, também garante vaga. Neste caso, o Brasileirão pode ter um G-9, dependendo da posição do time no Brasileirão.

Hoje, se o Grêmio for campeão da Libertadores, o sexto colocado também vai direto à fase de grupos.

Rebaixamento

O Brasileirão conheceu mais um rebaixado nesta rodada: a Ponte Preta, que perdeu em casa, de virada, para o Vitória. O time baiano, em 15º, fora do Z-4, agora tem 16% de cair.

O Coritiba, derrotado pelo São Paulo, aparece com 36%. Em situações bem mais dramáticas, o Sport tem 65% de ser rebaixado, enquanto o Avaí está 83% mais perto de voltar à Série B.

Tags

Últimas Notícias