Esporte

Camp Nou poderá ser fechado se torcedores do Barça insultarem Espanha

Albert Gea/Reuters

O presidente da liga de futebol espanhola, Javier Tebas, disse nesta sexta-feira que os torcedores do Barcelona são livres para gritar músicas favoráveis à independência da Catalunha, mas afirmou que qualquer “insulto” à Espanha pode levar ao fechamento temporário do Camp Nou.

ANÚNCIO

Gestos favoráveis à independência catalã têm aumentado no estádio do Barça desde o referendo proibido pela separação da Catalunha da Espanha no dia 1º de outubro, que provocou uma disputa entre o governo central da Espanha e a região mais rica do país.

A liga espanhola tem combatido comportamentos antissociais em estádios ao redor da Espanha desde que um torcedor do Deportivo La Coruña foi assassinado por torcedores do Atlético de Madri antes de uma partida entre as duas equipes na capital espanhola em 2014.

Recomendados

A liga divulga memorandos semanais denunciando cânticos de insultos ouvidos nos jogos, argumentando que os gritos que promovem a violência levam a maior risco de episódios violentos dentro e fora dos estádios.

Reincidentes podem ser multados, e a liga ameaçou com fechamentos parciais de estádios se os problemas persistirem.

Torcedores do Barcelona foram denunciados por gritos que visavam insultar jogadores e times adversários, mas não houve nenhuma punição por músicas favoráveis à independência.

Representantes do Barcelona não foram imediatamente encontrados para comentar as declarações de Tebas.

O presidente da liga espanhola descartou reprimir o sentimento separatista catalão no estádio do Barça, onde torcedores gritam pela independência precisamente aos 17 minutos e 14 segundos de cada tempo, marcando o cerco a Barcelona de 1714.

“Gritos pela independência hoje não são considerados um insulto ou incitação à violência”, disse Tebas em Sevilha nesta sexta-feira.

“Gritos como foda-se a Espanha, a Catalunha ou a Andaluzia foram denunciados. Se a federação espanhola decidir que um grito está sujeito a sanção, e os órgãos necessários concordarem e existirem várias sanções, então a liga pode determinar o fechamento do Camp Nou.”

Tags

Últimas Notícias