Piloto de Fórmula 1 mais buscado na internet por brasileiros não é daqui; Ferrari é a equipe mais lembrada

Por Metro Jornal
A Ferrari é a equipe mais citada pelos brasileiros na internet - Max Rossi/Reuters
Piloto de Fórmula 1 mais buscado na internet por brasileiros não é daqui; Ferrari é a equipe mais lembrada
Hamilton recebe miniatura de um Fórmula 1 Hamilton é o maus buscado pelos brasileiros / Paulo Whitaker/Reuters

Os brasileiros que acompanham e falam de Fórmula 1 na internet têm seus favoritos. Mas se enganam aqueles que pensam em Felipe Massa como o pole position nesta lista. O mais buscado na internet, entre os atuais pilotos do "circo", é ninguém menos que o tetracampeão Lewis Hamilton, deixando o vice-campeão de 2008 na segunda posição. Fernando Alonso e Sergio Pérez aparecem logo atrás. Entre as equipes, a Ferrari é a mais lembrada. Ayrton Senna e o sobrinho Bruno também são bastante procurados, contando apenas os pilotos do país.

Estes são os mais citados na análise feita pela BigData Corp., empresa líder em big data na América Latina, em relação às duas temporadas mais recentes da categoria global de automobilismo –2016 e 2017 (até este GP do Brasil).

Dos pilotos atuais, o inglês Hamilton é o que mais pontos somou no ranking de exposição, com 0,9000 pontos. A ele se juntam Felipe Massa (acima de 0,6000) e o espanhol Fernando Alonso (com quase 0,5000). O mexicano Sergio Perez (Force India), está perto do bicampeão mundial (também acima de 0,4000).

Popularidade pilotos f1 BigData Corp/Divulgação

Em relação às equipes, a italiana e multicampeã Ferrari é a única que atingiu pontuação máxima em todas as análises de exposição, chegando a 1,00 ponto. Mercedes e Renault, as duas seguintes, não chegaram a 0,50 pontos.

“Os resultados da análise reforçam o tradicionalismo que cerca a Fórmula 1 historicamente e atualmente. A equipe mais citada é a mais antiga, os pilotos são os que tem vitórias na carreira. Eles atraem mais mídia e estão mais presentes na internet com os avanços dos últimos anos”, comenta Thoran Rodrigues, fundador e CEO da BigData Corp.

Equipes populares da F1 BigData Corp/Divulgação

Vantagem histórica dos Sennas

Ayrton Senna Ayrton Senna é bastante lembrado pelos internautas / Getty Images

O ranking da BigData Corp. de exposições também analisou as citações aos nomes de todos os pilotos brasileiros que já disputaram a F-1. O nome mais lembrado é o de Felipe Massa –lembrando que o período analisado é das temporadas 2016 e 2017, e que passou dos 0,80 pontos.

Mas, a vantagem é dos pilotos da família Senna, Ayrton e o sobrinho Bruno. Se o falecido tricampeão mundial tem mais de 0,50 e está em terceiro lugar, o atual piloto no Mundial de Endurance é o quarto mais citado. Os dois juntos passariam o atual piloto da Williams.

A curiosidade fica com o segundo colocado, Pedro Paulo Diniz. Filho do empresário Abilio Diniz e ex-piloto da F1 pelas extintas Forti Corse, Ligier e Arrows, mais a Sauber, ele tem sido mencionado por seus negócios recentes com uma fazenda de orgânicos.

Pilotos brasileiros na F-1 BigData Corp/Divulgação

Por fim, das corridas que formam o calendário, a maior referência nacional é o próprio GP do Brasil (quase 0,70 pontos), seguido do GP dos Estados Unidos (quase 0,60), Mônaco (acima de 0,40) e da Grã-Bretanha (Silverstone, quase 0,40).

Para montar o ranking de Fórmula 1 da BigData Corp., foram monitorados mais de 650 milhões de veículos na internet, com a extração de informações estruturadas (quantidade de vezes, importância do veículo, períodos, etc.) e, por fim, a classificação, gerando a pontuação numa escala de zero (menor) a 1,0000 (maior) pontos.

GPs mais buscados na internet BigData Corp/Divulgação

Loading...
Revisa el siguiente artículo