Esporte

Messi escapa da prisão, mas vai pagar multa de 255 mil euros por sonegação fiscal

A Procuradoria da Espanha aceitou substituir uma pena de 21 meses de prisão imposta ao jogador argentino Lionel Messi por sonegação fiscal por uma multa de 255 mil euros, informou nesta sexta-feira o escritório do procurador do Tribunal Superior de Justiça da Catalunha.

Inicialmente o ministério público disse que não se opunha a que a pena de prisão fosse comutada por uma multa, contanto que dentro da cota diária máxima de 400 euros, para Messi e seu pai, Jorge Horacio Messi, condenado a 15 meses de prisão como cooperador necessário dos delitos do filho.

Por outro lado, a Procuradoria disse em um informe ao juiz que tampouco rejeita que se suspenda a condenação de prisão de ambos durante três anos, dado que nenhum deles tem antecedentes criminais.

Recomendados

Messi e seu pai foram condenados pelo Tribunal Superior de Justiça da Catalunha por sonegar quase 4,2 milhões de euros entre 2007 e 2009, sentença da qual o jogador recorreu e que foi confirmada pelo Supremo Tribunal em maio passado.

Além da pena de prisão, Messi foi sentenciado a pagar pouco mais de 2 milhões de euros por três delitos de sonegação fiscal por usar companhias fictícias para evitar impostos derivados da renda de seus direitos de imagem.

Durante o julgamento, Messi admitiu ter firmado contratos que protegiam seus direitos de imagem, mas disse que não tinha conhecimento de que estava cometendo uma irregularidade ou de que estava defraudando o Estado espanhol.

Depois de serem acusados formalmente em junho de 2013, os implicados realizaram um «pagamento corretivo» de cinco milhões de euros ao fisco espanhol, um fato que o Supremo contemplou como atenuante para rebaixar a pena do pai de Messi de 21 para 15 meses de prisão.

 

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos