Veja quais times estão com a corda no pescoço no Brasileirão

Por fabiosaraiva

O Criciúma já foi. Botafogo e Bahia estão quase lá. Mas eles não são os únicos ameaçados pela forca da Série B do Campeonato Brasileiro. Confira a porcentagem do risco de queda de cada um, de acordo com o site ‘Infobola’, do matemático Tristão Garcia.

forca
brasileirao

Untitled-2Passagem comprada para a Série B
O único matematicamente rebaixado até agora é o Criciúma, que “assegurou” a vaga na segundona na 36a rodada, após empate com o Flamengo por 1 a 1. O Tigre ainda tem duas partidas para fazer sua melancólica despedida da Série A: contra Sport e Corinthians. O ídolo Paulo Baier, que foi dispensado em meio à disputa, mandou recado à torcida: “Peço desculpas pelo que aconteceu”.

botafogoMalas prontas para a segundona
O Botafogo ainda não está rebaixado, mas não deve durar muito tempo na elite do futebol brasileiro. Com 33 pontos, precisa de um verdadeiro milagre. Além de vencer seus dois jogos, contra Santos e Atlético-MG, os cariocas precisam que Palmeiras e Vitória tropecem nos dois, além de tirar a diferença no saldo de gols.

bahiaMissão quase impossível
Outro clube que também deve navegar em águas diferentes no ano que vem é o Bahia. Para o milagre da salvação acontecer, para começar, precisa vencer os próximos dois rivais: Grêmio e Coritiba. Mas não é só isso. Palmeiras e Vitória não podem pontuar mais. A missão não deve ser bem sucedida, e o time deve ir para Série B nacional.

vitoriaMais Vitória do que nunca
Apesar dos 64% de chance de rebaixamento, o Vitória tem motivos para acreditar na permanência na Série A do Brasileiro. Primeiro porque os dois próximos rivais, Flamengo e Santos, não têm mais nenhuma pretensão no torneio. Dependendo dos resultados de Coritiba e Palmeiras, o triunfo em qualquer um dos jogos já pode garantir o time na elite. Se vencer as duas – e fizer jus ao nome do time –, já pode reservar o champanhe para estourar no final da temporada.

palmeirasContas para evitar o vexame
O palmeirense já sabe de cor e salteado as contas para evitar o terceiro rebaixamento – em pleno ano do centenário. Se bater o Inter, no Beira-Rio, e o Vitória não derrotar o Flamengo, o Verdão respira aliviado já na próxima rodada. Se acontecer o inverso, o time volta para o Z-4 e vai ter de vencer o Atlético-PR na rodada final, além de secar o rubro-negro baiano. Chapecoense e Coritiba, com 2 e 1 ponto à frente, respectivamente, também podem ser alcançados. Para o Palmeiras, só existe uma opção: vencer.

coritibaConfiança em alta para seguir na primeira divisão
O Coritiba já passou bons perrengues no Campeonato Brasileiro, mas logo deve respirar aliviado. O time encara o cansado Atlético-MG e o Bahia, que já deve chegar rebaixado à última rodada. Ao Coxa, uma vitória em qualquer um desses duelos já carimba sua vaga entre os 20 melhores do Brasil na temporada 2015. Um prêmio ao craque Alex, que, aos 37 anos, deixa o futebol no final deste ano.

chapecoO que tem a corda mais frouxa enroscada no pescoço
Caçula da primeira divisão, a Chapecoense já tem motivos para estar satisfeita com a campanha. Se vencer qualquer um dos próximos jogos, diante do campeão antecipado Cruzeiro ou do despretensioso Goiás, estará na elite no ano que vem. O time de Santa Catarina, no entanto, pode assegurar a permanência mesmo que não pontue mais, já que é improvável que os que estão atrás vençam os dois jogos.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo