FIA divulga números dos pilotos da F-1; Maldonado usará o #13

Por Tercio Braga
Maldonado será o primeiro a usar o #13 na Fórmula 1 moderna | Mark Thompson/Getty Images Maldonado será o primeiro a usar o #13 na Fórmula 1 moderna | Mark Thompson/Getty Images

A FIA divulgou nesta sexta-feira a lista oficial com a numeração dos pilotos para a temporada 2014 da Fórmula 1. O número mais curioso ficou com o venezuelano Pastor Maldonado, que vai correr com o temido #13, considerado por muitos “um número de azar”.

A partir deste ano, os números dos pilotos serão fixos, que os usarão por toda a sua passagem pela categoria, e não dependerão mais da classificação do Mundial de Construtores do ano anterior, como vinha acontecendo desde 1996.

Felipe Massa, único brasileiro na F-1 neste ano, correrá com o #19, seu favorito desde os tempos de kart. Sebastian Vettel, atual campeão, usará o #1 e optou pelo #5, caso não consiga manter o título nas próximas temporadas.

A maldição

Dentre as muitas histórias envolvendo o #13, a que mais influencia a não-escolha do número (as equipes tinha até uma opção, por regulamento, de não usá-lo na F-1), foi a do francês Paul Turchy, que morreu no carro 13 em um acidente durante o GP da Espanha de 1926.

Duas semanas depois, durante a famosa Targa Florio, na ilha da Sicília, o italiano Giulio Masetti também morreu, usando o carro 13. Duas tragédias antes mesmo da Fórmula 1 se consolidar como campeonato organizado, o que aconteceria apenas em 1950.

Apenas dois pilotos ousaram usar o número na F-1 até este ano: o mexicano Moisés Solana, no GP de seu país de 1963 – largou em 11º e chegou na mesma posição – e a britânica Divina Galica, que tentou sem sucesso classificar seu carro para a prova na Inglaterra de 1976.

Confira a lista dos números

1* – Sebastian Vettel, Red Bull
3 – Daniel Ricciardo, Red Bull
44 – Lewis Hamilton, Mercedes
6 – Nico Rosberg, Mercedes
14 – Fernando Alonso, Ferrari
7 – Kimi Raikkonen, Ferrari
8 – Romain Grosjean, Lotus
13 – Pastor Maldonado, Lotus
22 – Jenson Button, McLaren
20 – Kevin Magnussen, McLaren
27 – Nico Hulkenberg, Force India
11 – Sergio Perez, Force India
99 – Adrian Sutil, Sauber
21 – Esteban Gutierrez, Sauber
25 – Jean-Eric Vergne, Toro Rosso
26 – Daniil Kvyat, Toro Rosso
19 – Felipe Massa, Williams
77 – Valtteri Bottas, Williams
17 – Jules Bianchi, Marussia
Sem número – Max Chilton, Marussia
Sem número – , Caterham
Sem número – , Caterham

* Vettel usará o 5 quando não usar o 1

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo