Esporte

Portuguesa é condenada, vai para a Série B e Fluminense se salva

Torcida do Fluminense comemora a decisão do STJD | Levy Ribeiro/ Brazil Photo Press/ Folhapress
Torcida do Fluminense comemora a decisão do STJD | Levy Ribeiro/ Brazil Photo Press/ Folhapress

A Portuguesa vai disputar a Série B do Campeonato Brasileiro no ano que vem. O time paulista foi condenado ontem no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), no Rio de Janeiro, pelo placar de 5 votos a 0. Com isso, o Fluminense, que estava rebaixada, ganhou o direito de continuar na Série A. Tudo isso nove dias depois do final da competição nacional.

O motivo é a escalação de forma irregular do meia Héverton – que estava suspenso e não poderia ser relacionado contra o Grêmio na última rodada. Assim, a Portuguesa foi punida no artigo 214: três pontos de punição e o ponto conquistado na partida, além de R$ 1 mil.

A Portuguesa alegou que não teve intenção em cometer a irregularidade, pois não tinha mais ambições no Brasileiro quando enfrentou os gaúchos, além do fato de o jogador ter atuado por poucos minutos.

Recomendados

Mas não conseguiu convencer. O time do Canindé desceu para a 17ª posição, com 44 pontos, dois a menos do que o Fluminense, que sobe para o 16º lugar e – de novo – se livra do rebaixamento.

A Portuguesa irá recorrer da decisão ao Pleno do STJD e o recurso  deve ser julgado até o próximo dia 27.

 

Clima de estádio

O ambiente no tribunal foi parecido com o de um estádio. Torcedores se aglomeraram do lado de fora e trocaram insultos, mas sem violência. Até a Polícia Militar teve de ser reforçada.

Dentro do tribunal, enquanto o presidente da comissão julgadora anunciava a decisão, era possível ouvir as manifestações dos torcedores com mais gritos e provocações aos rivais.

 

Flamengo

A mesma punição foi dada ao Flamengo, em julgamento logo após o da Portuguesa. Por unanimidade de votos, o clube carioca foi penalizado pela escalação irregular do lateral-esquerdo André Santos. Com a perda dos quatro pontos, o Flamengo foi para os 45 pontos na tabela, e só se salvou porque a Lusa perdeu a mesma pontuação e acabou com 44.

 

Como-era-e-como-ficou-Fluminense-Portuguesa-arte Torcedores-portuguesa-vox-padoca-repercussão-arte

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos