São Paulo: matemático aponta "quadrangular" contra queda

Por Tercio Braga
O São Paulo, de Rogério Ceni, é o primeiro time fora da zona da degola | Rubens Chiri/Divulgação O São Paulo, de Rogério Ceni, é o primeiro time fora da zona da degola | Rubens Chiri/Divulgação

Com a parte de cima da tabela bem definida, com o Cruzeiro na contagem regressiva pelo título brasileiro, as atenções se voltam para os últimos colocados. E os números apontam para uma cada vez mais acirrada disputa contra o rebaixamento, envolvendo quatro times na luta por duas vagas fora do Z-4. Segundo dados do site Infobola, do matemático Tristão Garcia, Criciúma, Vasco, São Paulo e Coritiba aparecem em uma disputa separada para não cair.

O Tigre, em 18º, tem 69% de cair, seguido do Gigante da Colina, com 42%. Fora do Z-4, o São Paulo tem 26%, e o Coritiba, logo acima, 29%. Os quatro são os clubes que aparecem com maiores chances de queda fora Náutico (99%) e Ponte Preta (89%), lanterna e vice-lanterna do campeonato, respectivamente, praticamente condenados.

Ainda com chances, porém menores, destacam-se Bahia (11%), Goiás (7%), Flamengo (8%), Fluminense (5%), Portuguesa (4%), Corinthians (5%), Santos (3%), Inter (2%) e Vitória (1%).

Muitos destes ainda são apontados, pelas contas do matemático, como postulantes a uma vaga na Libertadores. São os casos de Inter (10%), Santos (9%), Portuguesa (7%), Corinthians (4%), Fluminense (4%), Flamengo (3%), Goiás (3%), Bahia (1%), Coritiba (1%) e São Paulo (1%).

Cruzeiro quase 100%

Na briga por um lugar no G4, o líder Cruzeiro já pode se planejar para a Libertadores, com 99% de chances. O Grêmio também aparece bem, com 97%. Abaixo, Atlético-PR (82%) e Botafogo (64%) completam o bloco dos quatro primeiros. O Vitória, com 15%, ensaia uma tentativa de incomodar o Alvinegro carioca.

Na disputa pelo título, poucas novidades. A não ser pelas chances ainda maiores do Cruzeiro, que já tem 97% de possibilidade de faturar o caneco. O Grêmio agora é o único desafiante, com ralos 3%.

Loading...
Revisa el siguiente artículo