Esporte

Frasqueirão não estava superlotado em jogo contra o Palmeiras, diz ABC

Torcedores tiveram de pular o alambrado para não serem esmagadas nas arquibancadas | Reprodução
Torcedores tiveram de pular o alambrado para não serem esmagadas nas arquibancadas | Reprodução

O ABC se defendeu por meio de nota oficial das acusações de superlotação no Frasqueirão, no jogo contra o Palmeiras, no último sábado, pela Série B do Brasileirão. O clube garante que o público total estava dentro do limite do estádio e culpou um suposto atraso da Polícia Militar, que, segundo a agremiação, só chegou ao local da partida mais de uma hora depois do horário marcado para a abertura dos portões.

ANÚNCIO

“O público presente estava dentro da capacidade de público permitida, de acordo com o alvará do Corpo de Bombeiros, devidamente registrada na CBF. Na realidade, o problema ocorrido não decorreu de superlotação, mas de acomodação, em razão de parte da torcida ter se concentrado em um mesmo espaço do estádio”, afirma o ABC em nota divulgada em seu site.

No entanto, o público presente divulgado no sábado é maior que a capacidade apontada no site oficial da federação potiguar de futebol.

Recomendados

No comunicado, o clube chamou o tumulto na área da arquibancada atrás de um dos gols de “desconforto”.

“Quanto ao desconforto ocorrido na entrada pelo Portão C do Estádio Frasqueirão, esclarece a Diretoria do Clube que havia sido definido que o Portão de acesso para os sócios torcedores do ABC seria aberto as 13:30 e os demais Portões as 14:00hs. Entretanto, por razões alheias a Direção do ABC FC, o contingente da Polícia Militar somente chegou ao estádio por volta das 14:40, situação que, inevitavelmente, retardou a entrada do público e como consequência congestionou o portão de entrada da torcida do ABC”, defende-se o clube.

O clube afirma ainda que a entrada dos torcedores em horário muito próximo do início do jogo também contribuiu para os problemas.

“Além disso, grande parte dos torcedores somente acessou o estádio minutos antes da partida e muitos deles se concentraram na entrada do portão C, ao invés de se acomodarem nas arquibancadas onde existiam vagas suficientes, fato que impediu o fluxo normal das pessoas que chegavam ao estádio, ocasionando uma grande concentração de torcedores em um mesmo local, o que gerou um princípio de tumulto, logo controlado, com a orientação da polícia e do serviço de som do estádio”, informa.

Leia a nota na íntegra:

“O ABC Futebol Clube com o apoio fundamental de sua apaixonada torcida, que foi o 12º Jogador e realizou uma festa memorável, obteve uma vitória histórica contra o Palmeiras, clube de grande expressão no cenário esportivo brasileiro e líder da Série B do Campeonato Brasileiro, vitória que proporcionou a saída do Mais Querido da zona de rebaixamento, consolidando a ascensão que o clube vinha trilhando nas últimas rodadas.

Quanto ao desconforto ocorrido na entrada pelo Portão C do Estádio Frasqueirão, esclarece a Diretoria do Clube que havia sido definido que o Portão de acesso para os sócios torcedores do ABC seria aberto as 13:30 e os demais Portões as 14:00hs. Entretanto, por razões alheias a Direção do ABC FC, o contingente da Polícia Militar somente chegou ao estádio por volta das 14:40, situação que, inevitavelmente, retardou a entrada do público e como consequência congestionou o portão de entrada da torcida do ABC.

Além disso, grande parte dos torcedores somente acessou o estádio minutos antes da partida e muitos deles se concentraram na entrada do portão C, ao invés de se acomodarem nas arquibancadas onde existiam vagas suficientes, fato que impediu o fluxo normal das pessoas que chegavam ao estádio, ocasionando uma grande concentração de torcedores em um mesmo local, o que gerou um princípio de tumulto, logo controlado, com a orientação da polícia e do serviço de som do estádio.

É oportuno esclarecer ainda que durante todo o período em que os torcedores adentravam ao estádio pelo Portão C, era visível que no lado esquerdo da arquibancada central havia espaço suficiente para todos, tanto é assim, que ao iniciar o jogo todos foram acomodados sem qualquer transtorno, situação que permaneceu até o final do jogo, quando se verificou que a torcida visitante ficou na frente do estádio confraternizando-se civilizadamente com a nossa torcida.

O público presente estava dentro da capacidade de público permitida, de acordo com o alvará do Corpo de Bombeiros, devidamente registrada na CBF. Na realidade, o problema ocorrido não decorreu de superlotação, mas de acomodação, em razão de parte da torcida ter se concentrado em um mesmo espaço do estádio, situação que foi contornada a tempo, tendo a Polícia Militar, assegurado a segurança de todos os presentes, conforme relatado no relatório do árbitro da partida. Ou seja, todos os torcedores foram acomodados com segurança e assistiram a bela vitória do ABC sem qualquer transtorno.

Registre que na partida não foi registrada qualquer ocorrência policial, nem a necessidade de utilização das ambulâncias presentes, tendo sido realizado os atendimentos necessários, todos sem qualquer gravidade.

Em razão do ocorrido a Diretoria do Clube já adotou as providências para garantir mais conforto, tranquilidade e segurança ao torcedor que terão execução imediata. São elas: Alargamento e sinalização da via de acesso ao módulo 4 e destinar ao torcedor visitante o espaço existente, somente, atrás do banco de reservas da equipe visitante, ficando o módulo 3 destinado ao torcedor alvinegro que terá acesso aos setores de arquibancadas pelos Portões A e C.

Por fim, aos torcedores que passaram pelo desconforto momentâneo nossas desculpas e os nossos agradecimentos pelo comportamento pacífico, equilibrado e por ter jogado junto com o time, assegurando-se que tais transtornos não mais ocorrerão.

O Frasqueirão é e sempre será a casa de todos os abecedistas, com muito orgulho.

ABC Futebol Clube”

Tags

Últimas Notícias