Esporte

De virada: Palmeiras reage e derrota o Paysandu por 3 a 2

Mais uma vez, o Palmeiras se salvou no segundo tempo. A equipe recebeu o Paysandu e vivia situação complicada no Pacaembu, após sair perdendo por 2 a 0 – gols de Pablo e Yago Pikachu, de cobertura. Com os tentos de Alan Kardec, Mendieta, e Leandro – nos acréscimos – porém, o time buscou a reação e garantiu a virada por 3 a 2.

ANÚNCIO

O resultado com isto ‘salva’ a série sem derrotas no Palmeiras – agora são 11 jogos, sendo dez vitórias e um empate. Com 40 pontos em 16 rodadas, o time ainda é líder e com sete pontos de vantagem para a Chapecoense, que empatou contra o Paraná. A distância para o quinto colocado também continua em 12 pontos.

E para buscar o resultado, mais uma vez o time de Gilson Kleina deslanchou no segundo tempo. Desde a pausa para a Copa das Confederações, foram 18 dos 26 gols feitos no segundo tempo.

Recomendados

Agora, o Verdão se prepara de olho no jogo contra o Atlético-PR, na quarta, pelas oitavas da Copa do Brasil. O Paysandu, por sua vez, volta a campo pela Série B no sábado, para enfrentar o Icasa.

O jogo

A partida começou bastante truncada, com os dois times errando passes no campo de ataque. Após uma tentativa de pressão do Paysandu, o Palmeiras passou a tocar a bola tentando encontrar algum espaço – o rival deixava, como resposta, todos os dez homens de linha no seu campo de defesa, atrapalhando o Verdão.

Sem pressa, os meio-campistas rodavam a bola, e contavam com a movimentação também de Alan Kardec e Leandro. O camisa 38 era o que mais voltava para jogar com Charles, Mendieta e Wesley, mas as jogadas de perigo ainda assim não apareceram. O sistema defensivo armado por Arturzinho fazia efeito, e o goleiro Marcelo trabalhou pouco nos primeiros minutos.

Aproveitando a tentativa de criação do Palmeiras, o Paysandu criou um bom lance aos 13 minutos. Djalma chegou nas costas de Juninho pelo lado esquerdo e após jogada na linha de fundo, rolou para Wanderson, na meia-lua. O camisa 5 bateu mal apesar do espaço, à direita da meta de Fernando Prass.

O lance mostrou que o Papão não ficaria apenas marcando, e no minuto seguinte, a falha na defesa do Palmeiras gerou o gol paraense. Luis Felipe errou passe e deu o contra-ataque para os visitantes. Vilson, no meio-campo, errou o carrinho para fazer o corte e a defesa do Verdão ficou aberta. Marcelo Nicácio esperou a movimentação de Pablo, que invadiu a área pelo meio, sem marcação, e tocou na saída de Prass, sem jeito, para fazer 1 a 0.

Dois minutos depois, o Verdão tentou a resposta. Leandro driblou dentro da área e, de costas para o gol, foi derrubado, pedindo o pênalti. O árbitro nada marcou. Aos 22, em chute cruzado de Juninho, mas o tiro foi para fora. Com o Paysandu mais solto, e preparando-se para mais uma vez criar no contra-ataque, o Verdão assustou aos 22. Luis Felipe cobrou falta no canto esquerdo alto, mas o goleiro Marcelo fez sua primeira grande defesa.

A busca pelo empate fez até com que os zagueiros Henrique e Vilson subissem ao ataque para tentar criar algo – o camisa 15 fez jogada de ponta esquerda aos 31, mas após o drible, chutou em cima da marcação. Leandro, que não marca há cinco jogos, errou quase tudo o que tentou, desde jogadas individuais, a até enfiadas no ataque. Já aos 39, Mendieta descolou bom lançamento para o jovem atacante, que bateu no canto direito. Marcelo fez a defesa e os times foram para o intervalo com a vantagem mínima para o Papão.

Segundo tempo

Para o segundo tempo, Gilson Kleina decidiu tirar Charles, e colocou Felipe Menezes para colaborar com Mendieta – o camisa 40 atuava mais pelo lado esquerdo, com o paraguaio pela direita. Mesmo com a alteração, o ritmo do Palmeiras era o mesmo: muito toque de bola, mas pouca infiltração na área do Paysandu.

Na base da pressão, o time da casa criou algo aos 12 minutos. Depois da zaga afastar, Juninho rolou para Felipe Menezes dentro da área, pela esquerda. Em vez de tocar para o meio, o armador arriscou o tiro cruzado, que passou perto da trave. Pouco depois, porém, o camisa 6 errou o domínio na entrada de sua área e coube a Henrique travar e salvar o time.

Aos 16, Mendieta chutou forte da entrada da área, e Marcelo caiu para fazer boa defesa no canto. Novamente os erros defensivos, porém, fizeram com que o Paysandu ampliasse. Iarley recebeu dentro da área e aproveitou o espaço deixado por Henrique para lançar a Yago Pikachu. O lateral dominou no peito e tocou de cobertura, marcando um golaço.

Desesperado, Kleina tirou Márcio Araújo para colocar Ronny, deixando apenas Wesley como volante. Pela direita, o time descontou aos 28: Luis Felipe fez a jogada e cruzou de perna esquerda. Alan Kardec subiu mais do que a zaga do Papão, descontou e deu nova vida ao Verdão no jogo.

Confusão

Cinco minutos depois, Wanderson cometeu falta dura em Wesley perto do banco do Palmeiras, iniciando uma briga generalizada, que envolveu até reservas. Pelo problema, o árbitro expulsou Fábio Sanches do Papão, e o camisa 11 do Alviverde, deixando os mandantes sem um meio-campista marcador.

O Verdão manteve o ritmo em cima do Paysandu e Felipe Menezes chutou perto à trave direita. Aos 38 minutos, Juninho cruzou para a área e a defesa tirou para a meia-lua e Mendieta acertou na veia: 2 a 2: Cinco minutos depois, Leandro caiu dentro da área e pediu o pênalti.

O juiz mandou seguir. Pouco depois, Ricardo Capanema saiu de campo reclamando ter sido agredido. Em busca da virada, o Palmeiras aos 49 minutos colocou a bola na área e Marcelo tirou de soco. A bola se manteve viva dentro da área e Leandro aproveitou para decretar a virada e encerrar seu jejum. No sufoco, o Verdão garante sua 13ª vitória no Brasileiro.

FICHA TÉCNICA

PALMEIRAS 3 X 2 PAYSANDU

Local: Estádio Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data/Horário: 17/08/2013, às 16h20
Árbitro: Gilberto Rodrigues Castro Junior (PE). Assistentes: Luiz Antonio Muniz de Oliveira (RJ) e Edina Alves Batista (PR)
Renda/público:R$ 565.115,00/16.936 pagantes
Cartões amarelos: Leandro (PAL); Pablo, Djalma, Marcelo (PAY)
Cartões vermelhos: Wesley, 33’/2ºT (PAL); Fábio Sanches, 33’/2ºT (PAY)

Gols: Pablo, 14’/1ºT (0-1); Yago Pikachu, 20’/2ºT (0-2); Alan Kardec, 28’/2ºT (1-2); Mendieta, 38’/2ºT (2-2); Leandro, 49’/2ºT (3-2)

PALMEIRAS
Fernando Prass; Luis Felipe, Vilson (Tiago Alves – 4’/2ºT), Henrique e Juninho; Márcio Araújo (Ronny – 22’/2ºT), Charles (Felipe Menezes – intervalo), Wesley e Mendieta; Leandro e Alan Kardec. Técnico: Gilson Kleina.

PAYSANDU

Marcelo; Yago Pikachu, Diego Bispo, Fábio Sanches e Pablo; Vanderson (Esdras – 44’/2ºT), Ricardo Capanema, Djalma e Eduardo Ramos; Iarley (Raul – 36’/2ºT) e Marcelo Nicácio (Tallys – intervalo). Técnico: Arturzinho.

Tags

Últimas Notícias