Esporte

Cruzeiro goleia o Vitória e retoma liderança do Brasileiro

Cruzeiro assume a liderança e aguarda pelo resultado do Botafogo / Juliana Flister/ Divulgação
Cruzeiro assume a liderança e aguarda pelo resultado do Botafogo / Juliana Flister/ Divulgação

Abrindo a 15ª rodada do Brasileirão, o Cruzeiro recebeu o Vitória no Mineirão, nesta noite de sábado. Na cola do Botafogo, a equipe celeste aplicou uma goleada de mão cheia. Os 5 a 1 no Mineirão valeram a liderança do Campeonato Brasileiro, e o time mineiro, agora, aguarda pelo jogo do Botafogo, neste domingo, para saber se continuará ou não no topo da tabela.

Com três desfalques, o técnico Marcelo Oliveira surpreendeu ao escalar o jovem Lucas Silva no meio campo e voltar com o atacante Borges, no lugar de Vinícius Araújo. Além da dupla, Léo e Willian foram outras novidades na equipe, já que Souza e Luan estavam suspensos. No Vitória, a principal notícia foi o retorno no artilheiro Maxi Biancucchi, poupado na rodada anterior, mas que não conseguiu contribuir sequer com um empate diante do forte Cruzeiro em Belo Horizonte.

Recomendados

Cruzeiro sai na frente no primeiro tempo

O jogo começou com o time da casa pressionando e ditando o ritmo da partida. A primeira grande chance de gol surgiu logo aos cinco minutos, em chute perigoso de Willian próximo à marca penal. Aos 10, Everton Ribeiro cobrou escanteio, Léo cabeceou firme e balançou as redes. O bandeira invalidou o lance, alegando impedimento de Borges, mas, após uma conversa de poucos minutos com o assistente, o árbitro Marcelo de Lima Henrique voltou atrás e concedeu, corretamente, o gol para o time celeste.

Somente após o gol, o Vitória ameaçou uma reação, imprimindo mais força ofensiva à meta de Fábio. Vander fez boa jogada pela direita e cruzou perigosamente, mas a bola cruzou toda a extensão da área. Em contrapartida, a Raposa respondia bem com as boas investidas de Everton Ribeiro e Borges, participando das jogadas com frequência.

Mesmo com maior posse de bola, o Cruzeiro diminuiu o ritmo, o que permitiu que a equipe rubro negra adiantasse suas linhas de marcação, atacando mais, embora com pouca eficiência. Vander, em jogadas pela linha de fundo, era um dos que causavam maior preocupação na defensiva celeste. No fim da primeira etapa, porém, Egídio teve duas chances de ouro, desperdiçando a melhor chance até então de ampliar o marcador.

Raposa amplia marcador e aplica a goleada

Na etapa final, Caio Júnior promoveu a entrada de Dinei, voltando mais ofensivo do intervalo. O jogo ficou mais movimentado, já que o Cruzeiro também se lançou com mais frequência ao ataque, em busca de ampliar o marcador. Aos 10 minutos, outro lance polêmico envolvendo os assistentes. Borges caiu na entrada da área, e Marcelo de Henrique apitou falta, seguida da expulsão de Victor Ramos. O bandeira, no entanto, sinalizou que o atacante celeste teria simulado a falta, anulando o lance, o cartão vermelho e a infração rubro negra. Poucos minutos depois, os anfitriões chegariam ao segundo gol. Mayke recebeu de Everton Ribeiro, chutou cruzado e a bola resvalou em Fabrício antes de matar o goleiro Wilson da jogada. 2 a 0.

O Cruzeiro, que parecia ter tomado o controle da partida, levou um susto após o gol de Mayke. Dedé fez um pênalti bobo em Dinei. O atacante foi o responsável pela cobrança, deslocando Fábio para o canto esquerdo e diminuindo o marcador. O jogo que parecia ficar dramático, tomou ares de alívio. Martinuccio, que entrou no lugar de Willian, fez um ótimo cruzamento para Borges marcar o gol e voltar com tudo no time titular estrelado.

Diante do terceiro gol, o Vitória praticamente jogou a toalha. Já a Raposa continuou em cima e ainda perdeu pelo menos duas ótimas chances antes de fazer o quarto. Em boa jogada de mais um jogador que veio do banco, Élber cruzou para Ricardo Goulart tocar no canto de Wilson. 4 a 1 e alegria geral da China Azul no Mineirão. Ainda cabia mais. Nos últimos dez minutos de jogo, Egídio levantou a bola na área e Vinícius Araújo, que havia entrado há pouco mais de três minutos, subiu de cabeça e marcou o quinto gol do Cruzeiro, fechando a goleada de líder. Mão cheia no Mineirão para a felicidade da torcida celeste que agora vai secar o Botafogo contra a Portuguesa, neste domingo.

FICHA TÉCNICA

CRUZEIRO 5 X 1 VITÓRIA

Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data-hora: 16/8/2013 – às 18h30
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ). Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Pedro Martinelli Christino (PR)

Gols: Léo, 10’1ºT (1-0); Mayke, 13’2ºT (2-0); Dinei, 23’2ºT (2-1); Borges, 28’2ºT (3-1), Ricardo Goulart, 33’2ºT (4-1) e Vinícius Araújo, 39’2ºT (5-1)

Cartões amarelos: Nilton, Dedé (CRU) e Victor Ramos (VIT)
Cartão vermelho: Não houve
Público/Renda: 14.369 pagantes/R$670.185,00

CRUZEIRO
Fábio; Mayke, Dedé, Léo e Egídio; Nilton, Lucas Silva, Éverton Ribeiro (Elber, 19’2ºT) e Ricardo Goulart; Willian (Martinuccio, 24’2ºT) e Borges (vinícius Araújo, 36’2ºT). Técnico: Marcelo Oliveira

VITÓRIA
Wilson; Dimas, Victor Ramos, Fabrício e Euller (Reniê, 17’2ºT); Michel (Dinei, intervalo), Luís Alberto, Renato Cajá e Cáceres; Maxi Biancucchi e Vander (Marquinhos, 30’2ºT). Técnico: Caio Júnior.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos