Esporte

Torcida já comemora libertação de corintianos na Bolívia

De acordo com a Gaviões da Fiel, os cinco torcedores do Corinthians que ainda estavam presos na cidade de Oruro foram liberados no início da tarde desta quarta-feira. Reginaldo Coelho, Leandro Silva de Oliveira, José Carlos da Silva Júnior, Marco Aurélio Nefreire e Cleuter Barreto Barros tiveram a liberdade autorizada pela Justiça daquele país.

O Twitter oficial da maior torcida organizada do clube, comemorou a saída dos torcedores: «Hoje não tem jogo do Coringão…mas temos a vitória dos nossos irmãos que conquistaram sua Liberdade e estarão de volta… #LIBERDADE», escreveu o perfil.

Horas mais tarde, porém, o clube emitiu uma nota oficial para esclarecer que os cinco torcedores ainda não saíram da prisão. Em nota oficial, a diretoria afirmou que «Dadas as notícias das últimas horas, o Sport Club Corinthians Paulista se vê na obrigação de vir a público esclarecer que os cinco presos de Oruro não foram libertados, por hora…».

Recomendados

A nota ainda explica que «O que houve foi que o Ministério Público do Distrito de Oruro emitiu parecer favorável à ótica da Justiça Restaurativa. O Corinthians esclarece também que os trabalhos para a libertação seguem diariamente, como sempre, capitaneados pelo Ministério da Justiça do Brasil em parceria com a diretoria do clube de Parque São Jorge.»

A comemoração da Gaviões ocorreu após o Ministério da Justiça do Brasil viabilizar a negociação entre os torcedores presos na Bolívia e a família do jovem Kevin Espada, morto em fevereiro deste ano ao ser atingido por sinalizador, a Justiça da Bolívia emitiu um relatório conclusivo sobre a doação de 50 mil dólares feita pelo Timão. Isso será fundamental para a liberdade do quinteto.

Em junho, sete dos 12 presos já haviam sido libertados (Tiago Aurélio dos Santos Ferreira, Danilo Silva de Oliveira, Tadeu Macedo Andrade, Rafael Machado Castilho Araújo, Fábio Neves Domingos, Hugo Nonato e Clever Souza Clous).

MENOR DENUNCIADO

Ainda em junho, a Justiça da Bolívia anunciou a inclusão de um jovem brasileiro de 17 anos, residente em São Paulo, no processo da morte do garoto Kevin Espada, de 14 anos, que mantém preso cinco torcedores do Corinthians em uma penitenciária em Oruro.

Identificado como H.A.M., o jovem se entregou à Vara da Infância e da Juventude dias depois da tragédia no jogo entre o Timão e o San José, pela Copa Libertadores. Em seu depoimento, confessou ser o responsável por acender o sinalizador que matou o garoto.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos