Entretenimento

The Last Of Us: Parte 2 cumpre promessa de ser continuação de peso; leia review do game

Seu nível gráfico era quase impensável para a época. Sua história, tão envolvente quanto a da sua série favorita, e os momentos que geraram são aplaudidos e lembrados até hoje, tanto por gamers fiéis como por jogadores casuais. Essa descrição caberia muito bem para “The Last Of Us: Parte 2”, que será lançado hoje para PS4.

Histórias desse tipo se baseiam mais em sua narrativa, na experiência que você tem ao superá-las, “vivê-las”, sem ser necessariamente tão polidas neste aspecto – mas, ainda assim, alcançando o suficiente para gerar algo integral em todo sentido –, e mais importante ainda, transcender, não ver-se fadado ao esquecimento.

Narrativa hollywoodiana

Recomendados

A trama é grande parte do que faz “The Last Of Us: Parte 2” tão especial, como um filme ou série de alto nível. Não é por acaso que a HBO começará a trabalhar na sua versão live action, com o diretor da aclamada “Chernobyl”.

Usando a vingança como motivação, a protagonista Ellie embarca em uma cruel aventura, onde se encontra frente a frente com seus demônios. O estilo do jogo, as cenas cinematográficas e até a câmera dos personagens têm uma missão clara: fazer você simpatizar e passar pelo que estão sofrendo ou tendo prazer.

O jogo se encarrega – talvez com poucas nuances e deixando de ser altamente “sísmico” – de esfregar na sua cara as motivações repetidas vezes.

Talvez comece um pouco lento, colocando em dia aqueles que não jogaram a primeira parte. Depois de umas três horas, a trama começa a se desenrolar e é difícil largar o controle. Você simplesmente  precisa saber o que vem a seguir nessa fascinante história de suspense, terror, amor e ódio.

O jogo em si

Estamos diante de um título, principalmente, de ação, no qual seu objetivo é superar os inimigos. Estes podem variar: temos diferentes tipos de “zombies”, cada um com habilidades e forças distintas – cachorros que podem seguir seu rastro e humanos que, cumprindo o clichê, são os piores. Destes, temos vários grupos ou “tribos”, sendo alguns mais tecnológicos e mortais, usando armas de fogo, como também uma seita que se camufla e usa armas silenciosas.

O jogo não obriga a usar uma estratégia de antemão, mas os recursos limitados, tanto em armamento como nos materiais para curar feridas, obrigam a parar um minuto, se esconder, observar o entorno e pensar bem no que fazer.

Cada disparo deve ser contado, para não ficar sem nada. Cabe mencionar que o uso da pistola, do rifle ou o que seja é extremamente visceral e potente, como também as mortes por trás, sendo muito cruas e gráficas. Os mais delicados de estômago terão problemas com isso, sem dúvida. O comprometimento emocional também pode ser alto.

Sua curva de dificuldade é bem feita, deixando a princípio mais livre, mas ao avançar, sendo mais habilidoso e com melhor equipamento, você enfrenta cenários mais difíceis.

Gráficos

O que os artistas visuais e modeladores 3D do estúdio Naughty Dog conseguiram alcançar é memorável e está à altura do esperado, ainda que tenhamos vistos gráficos similares nesta geração – por isso se perde um pouco do impacto. Ainda assim, sua atenção ao detalhe, o tratamento da luz, a captura dos movimentos e todos os elementos que nas cenas seguramente estão levando ao limite o poder do console. Espero com ansiedade ver ele correr a 60 quadros por segundo e em 4K, no PS5, em uma possível futura remasterização.

Ponto à parte para as atuações e as vozes. Não é surpresa que este estúdio consiga alcançar coisas impressionantes neste aspecto. Já demonstraram isso reiteradamente com sagas como “Uncharted”, mas creio que seja sua obra mais ambiciosa até agora.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos