Entretenimento

Os benefícios de aprender a tocar um instrumento musical

Estudos mostram que o som tem um efeito extremamente positivo no corpo e na mente. Aprender a tocar um instrumento tem ainda mais benefícios

Quem nunca se sentiu mais animado, feliz, calmo e até triste ao escutar música? Esse efeito que o som tem sobre o corpo não é só da imaginação, não. Um estudo feito por psicólogos franceses mostrou que escutar músicas de que você gosta faz com que o seu cérebro libere mais dopamina – conhecida como neurotransmissor do prazer. Ela pode ajudar a dormir mais relaxado, a ter disposição para fazer uma corrida matinal, a enfrentar aquele trânsito chato…

Tá bom demais para ser verdade, né? Mas ainda tem mais. O músico terapeuta americano Dawn Kuhn fez um estudo que mostra que, além de trazer todos esses benefícios, a música ajudar a reduzir o hormônio do estresse no corpo.

Sabe o que mais faz muito bem para a mente? Aprender a tocar um instrumento. Além de melhorar a autoestima por desenvolver uma habilidade, aprender um novo instrumento melhora a memória, as conexões cerebrais e a coordenação motora.

Recomendados

E vamos combinar que opção de instrumento é o que não falta. Tem violão, guitarra, teclado, ukulelê, bateria, gaita e por que não soltar a voz com canto?

O professor de música Maurício Costa explica que não basta só a vontade de tocar, é preciso ter muita dedicação, disposição e, principalmente, paciência. “Não é de um dia para o outro que você vai sair tocando violão, por exemplo. É bom separar um tempo para treinar pelo menos um pouquinho por dia.”

Mas calma! Costa explica que também não adianta tocar horas e horas por dia. Isso só vai cansar e até fazer você desanimar de aprender. Equilíbrio é a palavra, segundo o professor. Então já pode tirar a poeira do instrumento que está encostado aí na sua casa e começar a “terapia da música”.

Bora aprender música?

Canto
Se você não tem instrumento em casa e está com vontade de soltar a voz, fique tranquilo porque tem aula de canto online também.
O site Prime Cursos tem um curso básico para ensinar cantoria. Tem como fazer aquecimento físico e vocal, ensina sobre as propriedades da voz, como identificar notas musicais e sua própria potência vocal. Além de dar noções de teoria musical, harmonia e estilo. Esse curso rápido e gratuito é direcionado para amadores, profissionais e qualquer um que busque aperfeiçoamento no canto.

Violão
Um dos queridinhos na hora de escolher um instrumento para tocar. Por meio do aplicativo gratuito Coach Guitar (disponível para Android e iOS) você consegue ter acesso a vários vídeos que mostram o violão sendo tocado e como seus dedos devem estar posicionados. E tem várias músicas atuais e famosas para você aprender. Outro meio de aprender é em sites com cursos online e de graça. É o caso do Fórmula Violão, que tem módulos direcionados justamente para quem está aprendendo a arte da música agora. São vários vídeos com passo a passo simples e práticos.

Piano e teclado
Para dar aquela acalmada e diminuir o ritmo, o aplicativo Perfect Piano também simula um teclado na sua telinha e tem 70 músicas para ensinar você a tocar. E ainda tem um modo onde duas pessoas podem tocar juntas. Legal, né? Ele é de graça e tem para Android e iOS. Ainda não ficou satisfeito?
O ILearnPiano (para iOS) tem mais 50 lições para ensinar a tocar lindamente as teclinhas do teclado. Tem tutoriais de músicas, técnicas e um extenso conteúdo teórico para aprender um pouquinho de partituras.

Bateria
Você é mais da turma do barulho e prefere dar umas batucadas? Não tem problema, tem espaço para todos na música. O aplicativo gratuito Drum Guru (disponÍvel para iOS) tem lições tanto para quem quer aprender bateria quanto para quem já sabe tocar. São vários níveis de aprendizado e diversos estilos de música que vêm junto com a transcrição e vídeos. Também tem o Real Drum, que tem 60 lições de bateria, com muitos ritmos e 24 músicas para tocar junto. O legal desse aplicativo é que você não precisa ter uma bateria em casa, pois ele simula uma na tela do celular. Essa belezinha é de graça e tem tanto para Android quanto para iOS.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos