Entretenimento

Gene Deitch, cartunista de desenhos animados ‘Tom e Jerry’ e ‘Popeye’, morre aos 95 anos

O mundo dos desenhos animados que atravessam gerações perdeu mais um dos seus grandes. Gene Deitch, ilustrador de episódios de “Tom e Jerry” e “Popeye”, morreu na madrugada da última sexta-feira aos 95 anos em Praga, na República Tcheca. A causa da morte do artista não foi divulgada.

Deitch, americano nativo, morava na Europa desde os 30 anos, quando começou a ilustrar algumas famosas cenas de desenhos animados, em 1960. Além de dar vida aos inimigos Tom e Jerry e ao marinheiro Popeye, Deitch ainda dirigiu um desenho próprio. A curta-metragem “Munro” conta a história de uma criança que foi recrutada ao exército dos Estados Unidos e que os adultos não percebem que ele tem apenas quatro anos.

O sucesso da produção foi tanto que está marcada como a primeira obra não americana a ganhar o Oscar na categoria de “Melhor Curta-Metragem em Animação”.

Recomendados

O cartunista trabalhou para diversos estúdios famosos, como Columbia Pictures, Terrytoons, MGM e Paramount Pictures e, em 2003, ganhou o prêmio Winsor McCay, na cerimônia Annie Awards, por contribuição vitalícia para a arte da animação.

Nos seus últimos anos de carreira, até sua aposentadoria em 2006, Deitch dirigiu animações da produtora
Weston Woods, que adaptava livros infantis.

Mestre de ilustrações, o cartunista também escreveu uma autobiografia sobre sua vida na República Tcheca durante o governo comunista.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos