Entretenimento

Morre Zé do Caixão, cineasta de 83 anos

O ator e diretor José Mojica Marins, de 83 anos, faleceu nesta quarta-feira (19) na cidade de São Paulo. Marins era mais conhecido por seu personagem «Zé do Caixão», um macabro coveiro de visual excêntrico e voz empostada.

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, o cineasta havia contraído uma broncopneumonia e estava internado no Hospital Sancta Maggiore, também em São Paulo. A morte foi confirmada à Folha pela filha, a também diretora de cinema Liz Marins.

LEIA MAIS:
Silvia Abravanel critica equipe ao vivo: ‘ficaram que nem idiotas?’
Nova edição de ‘O Nome da Rosa’ trará ilustrações autorais de Umberto Eco

Recomendados

Além do «Caixão»
Além de tornar-se um ícone da cultura popular no Brasil, protagonizando diversos longas e programas de TV, Mojica foi uma das grandes influências do movimento Cinema Marginal, uma das vertentes mais marcantes do audiovisual brasileiro.

Foi um pesadelo de Mojica que o inspirou a criar a figura do coveiro sádico e extravagante pela qual ficaria famoso. O personagem apareceu pela primeira vez no clássico de 1964, «À Meia-Noite Levarei sua Alma».

Por seu trabalho no gênero, Marins é comumente chamado «pai» ou «mestre» do terror brasileiro. O diretor já trabalhou em mais de uma centena de produções, porém esteve fora da ativa nos últimos anos devido a problemas de saúde.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos