Entretenimento

CCXP 2019: Laerte e André Dahmer dão dicas para quadrinistas iniciantes

Com todos os ingressos esgotados, a CCXP 2019 (Comic Con Experience) já se tornou um dos eventos mais marcantes da cultura pop no Brasil – e até no mundo. Isso porque o festival, que teve início na quinta-feira (5) e se encerra no domingo (8), trouxe convidados como Margot Robbie, Kevin Feige e Ryan Reynolds.

Apesar dos nomes reconhecidos mundialmente, o coração da feira ainda se encontra nos quadrinistas, que tiveram um auditório dedicado à arte e um espaço entre os estandes para exibir seus quadrinhos.

Veja também:
CCXP 2019: Veja descrição das cenas inéditas de ‘Aves de Rapina’
Grade de proteção cede e quase machuca Ryan Reynolds durante a CCXP 2019

Recomendados

Na quinta, a cartunista Laerte Coutinho protagonizou um painel ao lado do filho, Rafael, com o tema “Quadrinhos e política”. A palestra abordou o envolvimento da arte com a política ao longo dos anos, o que, para a quadrinista, sempre existiu de maneira intensa e contundente.

“A discussão está presente de muitas formas e em muitos ambientes. Hoje, quadrinhos e política estão completamente entrelaçados”, comentou Laerte.

Os dois artistas ainda aproveitaram para deixar algumas dicas para quadrinistas iniciantes. “Mostre seu trabalho para o mundo, procure reunir pessoas que fazem o que você faz e tente produzir coletivamente”, indicou a cartunista.

Já Rafael recomendou sair da bolha e andar por outros rumos: “Minha dica é sair dos quadrinhos e procurar outras mídias, como cenografia e animação. Quadrinhos pode se tornar um nicho. Por isso, busquem outras linguagens, pois elas podem enriquecer seu trabalho.”

André Dahmer na CCXP 2019
André Dahmer na CCXP 2019

Logo em seguida do painel da família Coutinho, o convidado da mesa foi André Dahmer, quadrinista dos jornais Folha de S. Paulo e O Globo. No evento, ele contou mais sobre sua trajetória: começou a desenhar – “assim como todo mundo” – aos 2 anos de idade e, com o passar do tempo, aprendeu com os seus erros.

Dahmer ainda disse que nunca fez quadrinhos pensando nos outros e que seu trabalho é produzido para si mesmo. A partir de seu depoimento, compreende-se que o artista iniciante deve seguir sua intuição e que não há por que ter medo de errar.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos