Entretenimento

Maestro italiano Francesco Lotoro apresenta concerto com partituras de músicos que sofreram em campos de concentração

Lotoro faz suas buscas pelas partituras há cerca de 30 anos Divulgação

Há 30 anos o maestro italiano Francesco Lotoro decidiu se dedicar a resgatar partituras de músicos que passaram por campos de concentração, em um trabalho delicado, que envolve muita pesquisa e sensibilidade, e parte desse tesouro será apresentado hoje, no Auditório Simon Bolívar, no concerto “O Maestro – Em Busca da Última Música”.

ANÚNCIO

Veja também:
Grey’s Anatomy: Teoria muda totalmente rumo de casal na 16ª temporada
Harrison Ford vira amigo de cachorro fofíssimo em trailer do filme ‘O Chamado da Floresta’

O projeto começou em 1988, quando uma sonata de piano do tcheco Gideon Klein chegou a suas mãos. O músico foi deportado para o campo de Terezín em 1941 e transferido para Auschwitz em 1944. No ano seguinte, morreu nas minas de carvão de Fürstengrube. “A partir dela decidi pesquisar outras obras e a ideia inicial eram os campos judeus, mas estendi a pesquisa entre os anos de 1933, com o início do nazismo na Alemanha, até 1953, com a morte de Josef Stalin”. Desde então, o maestro já catalogou mais de 1,6 mil compositores e transcreveu cerca de oito mil obras musicais

Recomendados

O concerto marca a abertura das comemorações dos 75 anos da libertação dos campos de concentração da Segunda Guerra Mundial e terá a participação especial do maestro João Carlos Martins. “Esse concerto é um triunfo da música contra a tragédia e o sofrimento humano”, enfatiza Lotoro.

A noite contará com uma descoberta feita no Brasil. Em 2015 Lotoro se encontrou com a polonesa Bela Lustman, sobrevivente do Holocausto e que mora no Rio. “Ela tinha 14 anos quando era prisioneira do campo de trabalhos forçados de Pachnik, na antiga Checoslováquia, e compôs uma bela canção com duas amigas”, conta.

O evento é uma iniciativa da organização ambiental  KKL Brasil e  parte da renda dos ingressos será revertida para o projeto do maestro em dar continuidade a pesquisa de novas partituras com os poucos sobreviventes do Holocausto ainda em vida.

Tags

Últimas Notícias