Sem ideia para as férias? Cidades Históricas de MG são eleitas melhores destinos turísticos do Brasil

Por Metro Belo Horizonte

Na cidade que abre as portas para a diversidade do Vale do Jequitinhonha, as serestas e vesperatas embalam os passeios pelas ruas seculares. As belezas do multicolorido centro histórico, datado do início do século 18, se misturam às cachoeiras e florestas do Parque Estadual do Rio Preto. Do outro lado do estado, obras-primas da arquitetura colonial mineira também são destaque juntamente com as formações rochosas do Pico do Itacolomi, na região Central. Diamantina e Ouro Preto sintetizam parte dos atrativos turísticos de Minas Gerais. E uma pesquisa do Datafolha realizada em São Paulo elegeu as cidades mineiras como principais destinos nos quesitos história e natureza.

Leia mais:
Gramado inaugura parque temático de cerveja com realidade virtual
Vila alemã ‘seca’ estoque de cerveja da região para boicotar festival nazista

Serra da Canastra Cachoeiras são um dos atrativos da Serra da Canastra / Cesar Kobayashi/Flickr/Creative Commons

De acordo com o levantamento, 24% dos entrevistados escolheram o estado por seu legado histórico preservado. E as belezas naturais também colocaram as terras mineiras à frente, com 6%, empatado com a tradicional Bonito (MS), com seus rios de águas transparentes, grutas e cachoeiras. Ao todo, os 94 parques, estações ecológicas e áreas de preservação ambiental garantem a proteção de quase dois milhões de hectares nos três biomas existentes em Minas: Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga.

Para o secretário de Cultura e Turismo, Marcelo Matte, o resultado mostra que a preservação do patrimônio histórico e do meio ambiente é um aliado na atividade turística. “Minas Gerais já é referência em turismo histórico e agora vem se firmando, também, como importante destino de natureza no Brasil. Possuímos uma gastronomia diferenciada, somos um estado bastante seguro, com um povo receptivo e acolhedor. Temos tudo para tornar a experiência do viajante cada vez mais prazerosa e trabalhado para melhorar os serviços turísticos ofertados no estado, sem perder de vista o cuidado com as nossas riquezas culturais e naturais”, argumentou.

Título internacional

Além de todas as belezas naturais, o estado concentra o maior número de Patrimônios Culturais da Humanidade: Centro Histórico de Ouro Preto; Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas; Centro Histórico de Diamantina; e Conjunto Moderno da Pampulha, em Belo Horizonte. Os títulos internacionais foram concedidos pela Unesco e garantem ainda mais atrativos para as regiões.

Só a antiga capital mineira foi mencionada espontaneamente na pesquisa do Datafolha por 18% dos participantes como destino turístico. Entre os destaques lembrados estão o Museu da Inconfidência, onde estão os restos mortais de 16 inconfidentes, e as igrejas com altares esculpidos a ouro.


Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo