Entretenimento

Dead Kennedys não autoriza pôster de turnê brasileira; ilustrador dá outra versão

O anúncio de uma nova turnê brasileira do grupo de punk rock californiano Dead Kennedys deixou fãs muito contentes no início da segunda-feira (23). A sequência de shows foi revelada em um pôster com uma polêmica ilustração, que tece duras críticas ao governo brasileiro, com alusões a palhaços, armas, militarismo e a relação entre pobres e ricos.

A arte, ilustrada pelo também brasileiro Cristiano Suarez, foi muito elogiada por boa parte dos fãs da banda e viralizou nas redes sociais. Horas depois, porém, o grupo publicou uma nota em que nega ter autorizado o desenho como divulgação oficial de sua turnê: «Não sabemos suficientemente sobre as situações políticas de outros países […] e acreditamos que as pessoas devem pensar por si e não devemos dizer o que elas devem pensar», diz a nota (apagada 50 minutos depois de ser compartilhada no Facebook).

Confira o pôster:

Recomendados

No fim, a ilustração foi removida das redes sociais da banda e do ilustrador, que defendeu que a obra tinha sido autorizada. Eu gostaria de agradecer todo o apoio que estou recebendo, de pessoas que gostam da banda, assim como eu, e que entenderam exatamente o que eu quis passar, sem necessariamente tomar suas próprias conclusões», disse Suarez.

O desenho teria sido contratado pela produtora EV7 Live, responsável pela turnê brasileira do Dead Kennedys. Ele é protagonizado por uma família vestida de palhaço, com a camisa da seleção brasileira e referências religiosas, segurando armas. Um dos filhos diz: «Amo o cheiro de pobres mortos pela manhã.» Favelas em chamas e tanques de guerra com bandeiras que fazem alusão ao nazismo e ao dinheiro completam a ilustração.

O Dead Kennedys se apresenta no Rio de Janeiro no dia 23 de maio no Rio de Janeiro, no dia 25 de maio em São Paulo, no dia 26 de maio em Brasília e no dia 28 de maio em Belo Horizonte.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos