Atriz do programa infantil ‘Chaves’ já foi guerrilheira antes de se mudar para o México

Por Rodrigo Almeida

Antes mesmo de espantar as crianças no programa infantil estrangeiro de maior sucesso na história da TV brasileira, uma das atrizes do elenco de ‘Chaves’ lutou contra o governo autoritário de Francisco Franco.

A Espanha entrou em uma Guerra Civil sangrenta nos anos 1930 e chegou ao fim em 1939. No entanto, a ascensão do regime antidemocrático e antirrepublicano comandada pelo General Franco levou ao surgimento de diversos movimentos contrarrevolucionários. Quem vivia no país à época era a atriz Angelines Fernández.

Você deve estar se perguntando: quem é essa mulher?

clotilde Reprodução

Sim! Angelines é o nome da atriz que representava a Dona Clotilde, a Bruxa do 71 do programa infantil ‘Chaves’. Apesar de ter se mudado ainda jovem para o México em 1947, a mulher era contrária ao regime, segundo o sítio estrangeiro Infobae.

bruxa do 71 Angelines Fernández ainda jovem, recém-chegada ao México. / Reprodução

“Minha mãe foi catalogada como antifranquista e então que teve que deixar o país”, explicou Paloma Fernández, a filha da atriz, em entrevista para o periódico TVNotas em 1999, cinco anos depois da morte da atriz.

Depois da queda do regime de Francisco Franco, Angelines voltou à Espanha para fazer trabalhos de acordo com a sua já bem consolidada carreira. Mas, o México acabou sendo sua casa. Ótimo para nós, que podemos conhecê-la pelo trabalho em ‘Chaves’.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo