Entretenimento

Conheça as origens do k-pop e seu lado sombrio, além dos principais nomes

O Brasil recebe neste ano o grupo BTS, um fenômeno do gênero k-pop que revolucionou ao roubar os holofotes da cena ocidental e conquistar milhões de fãs por todo o mundo. O grupo de sete vocalistas virá ao Allianz Parque, em São Paulo, no dia 25 de maio – os ingressos começaram a ser vendidos nesta segunda-feira (11), pelo site da Eventim.

A cena do k-pop, porém, conta com muitos outros grandes artistas que consolidaram a Coreia do Sul como um grande polo cultural. Saiba mais sobre o gênero musical.

Recomendados

Como surgiu?

Em 1992, o grupo Seo Taiji and Boys, formado por um ex-roqueiro de metal e dois dançarinos profissionais, lançou, em um show de talentos na TV coreana, a música “Nan Arayo (I Know)”, que se tornou a faixa mais ouvida das rádios do país, ao longo de 17 semanas, ao inovar com a incorporação de elementos de rap, rock e techno e misturar inglês às letras em coreano.

Sucesso fabricado

O sucesso de Seo Taiji and Boys estimulou a formação de estúdios especializados em fabricar bandas de k-pop. O modus operandi inclui garimpar potenciais ídolos ainda na infância e amarrá-los a contratos que preveem desde um exaustivo treinamento em canto e dança a severas regras que impõem não só um visual, mas um comportamento – não raro, os ídolos são impedidos até mesmo de namorar para não comprometer sua imagem.

Lado sombrio

Toda a pressão sofrida pelos artistas para manter as aparências e garantir um sucesso sem falhas tem também um aspecto perverso: não é raro ouvir notícias dando conta do suicídio de alguns deles. Em menos de um ano, o k-pop perdeu Kim Jong-Hyun, Seo Min-woo e Kim Dong Yoon, respectivamente integrantes dos grupos Shinee, 100% e Spectrum. Há também relatos de depressão, anorexia e vício em drogas, mas não há clareza quanto a esses casos.

Os quatro maiores estúdios (e algumas de suas crias)

  1. Big Hit Entertainment
    BTS, TXT
  2. SM Entertainment
    Exo, Girls Generation, Super Junior, Shinee
  3. YG EntertainmenT
    Big Bang, 2NE1, iKon, Winner
  4. JYP Entertainment
    Wonder Girls, GOT7, Twice
Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos